Mês que você nasceu pode influenciar sua saúde; entenda

iBahia | Correio24h Para descobrir essa relação, os pesquisadores utilizaram um algoritmo para analisar as bases de dados médicas Você sabia que a sua saúde pode estar relacionada ao mês que você nasceu? Um grupo de cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveu um método que investiga a relação entre o mês de […]

Em 11/06 de 2015

iBahia | Correio24h

Para descobrir essa relação, os pesquisadores utilizaram um algoritmo para analisar as bases de dados médicas

mes-01

Mês que você nasceu pode influenciar sua saúde | Foto: Reprodução

Você sabia que a sua saúde pode estar relacionada ao mês que você nasceu? Um grupo de cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveu um método que investiga a relação entre o mês de nascimento de uma pessoa e suas chances de contrair certas doenças.

De acordo com a pesquisa, as pessoas nascidas em maio possuem um risco menor de ficarem doentes. Já as pessoas nascidas em outubro têm uma predisposição maior a contrair enfermidades. Para descobrir essa relação, os pesquisadores utilizaram um algoritmo para analisar as bases de dados médicas em Nova York.

Desse modo, eles encontraram 55 doenças que se correlacionaram com determinadas épocas de nascimento. Os novos dados são relevantes quando comparados com outras pesquisas sobre outras doenças. Por exemplo, os autores do estudo descobriram que o risco de ter asma é maior nas pessoas que nasceram entre os meses de julho e outubro.

Uma pesquisa anterior, feita por cientistas dinamarqueses, relatou que os bebês que nasceram entre maio e agosto têm maiores chances de ter asma. A comparação entre os dois estudos pode ser feita, pois os níveis de luz do sol na Dinamarca nesses meses são similares aos observados no período de julho a outubro em Nova York.

“Esses dados podem ajudar os cientistas a descobrir novos fatores de riscos de várias doenças”, disse o autor do estudo Nicholas Tatonetti em um vídeo do Centro Médico da Universidade de Columbia. Dessa forma, se os pesquisadores identificarem o que está causando as doenças em determinados meses, eles poderão tomar medidas preventivas contra essas enfermidades.

Os cientistas realizaram testes estatísticos para verificar se as 55 associações entre doenças e meses de nascimento não surgiram por acaso. Contudo, o autor do estudo alerta que a pesquisa não tem perfil conclusivo. “É importante não ficar excessivamente nervoso sobre esses resultados porque, apesar de existirem as relações, os riscos de se adquirirem as doenças não são tão grandes”, afirma Tatonetti.

Segundo ele, “o risco relacionado ao mês de nascimento é relativamente pequeno quando comparado a variáveis mais influentes, como dieta e exercício”, disse ainda no vídeo divulgado pela Universidade de Columbia. Com informações do site Exame.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.