Siga-nos

Sem categoria

Nascidos no Hospital da Mulher recebem, de imediato, o Registro Civil

Publicado

em

Osmar Ribeiro*

O Hospital da Mulher de Barreiras faz a emissão do Registro Civil logo após o nascimento da criança

Nascidos-no-Hospital-da-Mulher-recebem-de-imediato-o-Registro-Civil-01O projeto da Unidade Interligada de Registro Civil das Pessoas Naturais de Barreiras já está instalado no Hospital da Mulher. Seguindo as diretrizes do Conselho do Tribunal de Justiça da Bahia e da Corregedoria Geral de Justiça, a Secretaria Municipal de Saúde já está emitindo o registro civil, permitindo assim, que os recém nascidos já saiam da maternidade com a certidão de nascimento.

Na Unidade Interligada – UI, são recolhidos e conferidos os documentos dos pais, a Declaração de Nascido Vivo, em seguida o preposto imprime a certidão, sela, carimba, assina e entrega ao declarante. Todo esse processo dura cerca de 20 minutos, ao final é feito o arquivamento no cartório da declaração de nascimento.

A Sala do Cartório conta com um representante do Registro Civil de Pessoas Naturais de Barreiras, e funciona no turno vespertino de segunda a sexta-feira. O próximo passo é implantar o registro do CPF no próprio registro de nascimento.

No Hospital da Mulher, além de emitir o Registro Civil de Nascimento, a criança ao nascer recebe as primeiras vacinas, como: hepatite B e BCG, além do teste do pezinho e do olhinho.

* Com foto e informações de Michela Rodriguez/Dircom Barreiras