Funcionários do SAC Barreiras correm risco de infecção pelo Coronavírus

Mesmo sendo permitida apenas a entrada de 40 pessoas por vez, funcionários estão preocupados pois estão atendendo sem proteção alguma

Em 19/03 de 2020

Em comunicado à imprensa, o Governo da Bahia avisa que a partir da próxima segunda-feira (23), devido à pandemia do coronavírus, que é uma realidade no país, o atendimento na Rede SAC passa por modificações com o objetivo principal de reduzir a concentração de pessoas nos postos. Porém, o SAC Barreiras já está cumprindo o decreto municipal que permite que apenas 40 pessoas possam estar num mesmo ambiente, mas mesmo assim, os funcionários estão preocupados, receosos pois correm o sério risco de contraírem o Novo Coronavírus.

“Todos nós funcionários estamos apreensivos por causa do Coronavírus, aqui no SAC tem uma grande aglomeração de pessoas. Agora mesmo colocaram 40 pessoas dentro do órgão, até serem atendidas, depois colocam os demais para dentro”, relata uma funcionária.

Devido o grande poder de contaminação que o vírus tem, essa determinação do decreto de permitir 40 pessoas num mesmo ambiente, não garante que não haja contaminação, pois basta que um esteja infectado para contaminar os demais. Isso pode acontecer com um atendente como também com o cliente cidadão.

“Não adianta diminuir pessoas, tem é que fechar, pois uma pessoa só pode contaminar todos e no meio desses quarenta, pode ter um. Estamos correndo o risco, o agendamento não vai resolver o caso”, afirmou a funcionária.

Ainda segundo a funcionária, os atendentes da unidade não receberam nenhum tipo de proteção enviada pelo Governo, nem álcool em gel e nem máscaras de proteção. “A gente não tem álcool gel, a gente não usa máscara, a gente está à mercê disso tudo”.

Um dos questionamentos dos funcionários é o porque do não fechamento do SAC, já que alguns serviços já não estão sendo feitos, como é o caso de antecedentes criminais, TRE, Planserv/Ceprev. Contudo os serviços do Detran e SSP (Identidade) continuam funcionando. Estes dois serviços que continuam sendo prestados, são uma grande fonte de arrecadação.

Abaixo, a íntegra do informe do Governo da Bahia:

Atendimento na Rede SAC passa por modificações a partir de segunda-feira

A pandemia do coronavírus é uma realidade no país. De maneira responsável, o atendimento na Rede SAC passa por modificações com o objetivo principal de reduzir a concentração de pessoas nos postos. A partir da próxima segunda-feira (23), o atendimento ao cidadão será feito por agendamento. A medida abrange 37 postos da Rede, sendo 12 na capital, 04 na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 21 no interior do estado.

Já os 37 Pontos SAC, unidades compactas também situadas no interior, vão manter o atendimento por demanda espontânea. O horário de atendimento em todas as unidades (postos e Pontos SAC), permanecerá o mesmo. O SAC Móvel também vai manter o atendimento à população nas rotas já previstas.

A alteração será apenas na modalidade de atendimento, sem impacto no volume da prestação dos serviços. O objetivo é que, com o agendamento, a Rede SAC tenha maior controle de acesso por faixa de horário, redução do quantitativo de pessoas na sala de espera e otimização do tempo de atendimento.

Para agendar o atendimento, o procedimento é simples. Basta baixar o aplicativo SAC Digital no celular, disponível para iOS ou Android, ou acessar o portal do SAC Digital na internet. Tem ainda a possibilidade de ligar para o 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo) ou 4020-5353 (ligação de celular). Além disso, colaboradores da rede estão distribuindo informativos sobre a mudança a partir desta quarta-feira (18).

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.