Fundo mantido pelos agricultores financia construção do Canil Setorial da Rondesp

Ambiente manterá os cães farejadores da PM em melhores condições para atuar no combate às drogas

Em 19/09 de 2020

Catiane Magalhães | Ascom Aiba

Uma parceria entre três importantes instituições da região oeste culminou na construção do Canil Setorial da Rondesp (Rondas Especiais), que foi inaugurado, nesta quinta-feira (17), na sede da unidade policial, no bairro Morada Nobre, em Barreiras. A nova estrutura foi concebida por meio de um projeto, elaborado pelo Rotary Club Barreiras, aprovado e financiado pelo Instituto Aiba, através do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), no Edital de 2020.

“Os produtores investiram no canil porque proporciona mais conforto para os animais e traz grande contribuição para o combate ao crime, além de ampliar os recursos em operações de salvamento. Vale lembrar que a cobertura realizada por cães farejadores, em operações de busca, é correspondente ao trabalho de dez homens, segundo os especialistas”, ressaltou Odacil Ranzi, vice-presidente da Aiba. O dirigente agrícola destacou ainda que a estrutura inaugurada comporta três canis estruturados, banheiro, despensa, ambulatório equipado com ar-condicionado, maca e insumos que garantem o pronto atendimento dos animais.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, elogiou a cooperação entre a sociedade e o poder público no desenvolvimento de ações em prol da sociedade. “Sempre que venho ao oeste, me alegro ao ver o quanto as pessoas dessa região têm participado da construção dos projetos que são importantes para a comunidade. Quando essa ajuda vem, as soluções são desenvolvidas com mais celeridade”, disse.

Olinda Pereira Ramos, presidente do Rotary Club, disse que o esforço conjunto foi o que possibilitou a realização da obra. Ela agradeceu às entidades parceiras e lembrou que o Canil Setorial da Rondesp é o primeiro com fins militares da região. Participaram da solenidade o comandante da Rondesp Oeste, Major PM Arakem; a coordenadora do Fundesis, Makena Thomé; o gerente geral do BNB, Romildo Nascimento; a médica veterinária Magda Cunha, responsável técnica pelo Canil; professor Joaquim Neto, diretor do Campus IX da Uneb, que tem parceria com o projeto, por meio do Curso de Veterinária da instituição; os produtores rurais Hélio Hopp e Rosi Cerrato, e autoridades civis e militares.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!

Falabarreiras Notícias 01.

Falabarreiras Notícias 02.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.