Siga-nos

Vida e Saúde

Você usa lentes de contato? Faça maquiagem sem prejudicar os olhos

Publicado

em

Fotos: Thinkstock

Especialista explica como cuidar bem das lentes sem prejudicar a saúde ocular

01

Quem usa lentes de contato precisa ter um cuidado enorme para não sofrer com infecções ou outras doenças oftalmológicas. A oftalmologista Liane Touma, gerente médica da Johnson & Johnson Vision Care, dá dicas de o que fazer para manter os olhos saudáveis.

02

De acordo com a especialista, primeiro, é necessário colocar as lentes de contato, antes de usar qualquer tipo de maquiagem ou creme nas mãos e no rosto. Só depois de colocadas as lentes de contato e certificado que elas estão bem e confortáveis, é que se deve fazer a maquiagem. No final do dia, quando for limpar a maquiagem, deve-se, primeiro, remover as lentes de contato. Só depois de retiradas as lentes de contato é que a maquiagem deve ser removida.

03

Dê preferência a maquiagens que não sejam à prova d’água, pois maquiagens muito resistentes podem aderir às lentes de contato e danificá-las, além de serem muito difíceis de remover, sempre deixando resíduos nos olhos.

04

Os óculos de sol não são suficientes para proteger contra os raios UV. A exposição frequente à radiação UV ao longo dos anos pode causar sérios danos como catarata, câncer de pele e outras doenças. Para prevenir os problemas provenientes do sol é recomendado o uso de chapéu de abas largas e óculos escuros com filtro UV. Para quem passa muito tempo exposto ao sol neste verão, esses acessórios não oferecem proteção completa, pois permitem a penetração, pelas laterais dos óculos, dos raios solares.

05

As lentes não podem ser usadas por tempo indeterminado. Se você for viajar por um longo período, é bom ficar atento ao seu tipo de lente de contato, modelo, marca e recomendações do oftalmologista para a frequência da troca. Como regra geral, o prazo de troca recomendado pelo fabricante representa o tempo em dias corridos entre o dia que o usuário abriu o blister estéril da lente de contato e o dia em que ele deve descartá-la, e não o número de dias de uso da lente de contato. Por isso, se você abriu sua lente e só usou um dia, fique atento, afinal os outros dias em que ela ficou no estojinho com a solução multipropósito também são contabilizados, ok? Nesses casos, para evitar essa preocupação, às vezes vale mais a pena usar uma lente de descarte diário, que deve ser descartada ao final do dia, após o uso.

06

Lentes de contato não são muito difíceis de limpar. Mesmo durante as férias, alguns cuidados com a saúde são necessários. Com as lentes de contato não teria por que ser diferente. Elas exigem responsabilidade no seu processo de manuseio e manutenção. Para manusear as lentes de contato, deve-se, antes de tudo, lavar bem as mãos, com água corrente e sabão, enxaguá-las e secá-las bem. Não se devem manipular as lentes de contato com as mãos úmidas por água ou outros produtos que não sejam a solução multipropósito indicada pelo oftalmologista. A água contém bactérias e outros microrganismos que, após o contato com a lente, podem se proliferar e causar desde leves a graves infecções nos olhos.

Fonte: R7

Continue a leitura
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *