Vale a pena ter um plano de saúde odontológico?

Mais de 24 milhões de brasileiros possuem algum convênio exclusivamente odontológico

Em 25/11 de 2019

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com dados disponibilizados a respeito de junho do ano de 2019, são mais de 24 milhões de brasileiros que possuem algum convênio, exclusivamente, odontológico. Além disso, é um segmento que vem se expandindo nos últimos anos.

Isso mostra como os brasileiros têm se preocupado cada vez mais com a sua saúde bucal e, mais do que isso, entendem que possuir um convênio é uma das maneiras mais eficientes de economizar.

Quem procura o consultório apenas quando tem problemas graves, tem uma grande probabilidade de gastar muito dinheiro de uma única vez. Isso porque, os tratamentos odontológicos são caros e quando a pessoa não realiza consultas periódicas, a prevenção não é feita da maneira correta.

Como funciona o plano odontológico?

A maioria das pessoas que possuem um convênio odontológico hoje, é por conta da empresa, que normalmente, possui benefícios que se estendem a família. Essa é uma das maneiras que as empresas encontraram para oferecer aquele benefício diferencial, tornando a oportunidade da vaga de emprego mais atrativa, assim como a sua permanência.

Entretanto, também é possível contratar um plano individual ou familiar. Nesses casos, a diferença está na adesão de outras pessoas ao convênio além de você, podendo incluir os pais, cônjuges e filhos. Essa é uma das maneiras mais eficientes de garantir que toda a sua família terá uma boca saudável.

Além disso, é importante atentar-se aos detalhes: não são todos os planos que realizam a cobertura de todos os procedimentos, principalmente os procedimentos estéticos. Por esse motivo, os preços também variam de acordo com a amplitude da cobertura. Sendo assim, é possível encontrar um convênio dental para todos os bolsos.

No momento da contratação, é essencial que você informe quais são os principais tratamentos que você deseja ter a cobertura, podendo estender-se até mesmo aos de aparelhos ortodônticos.

Ainda assim, todo convênio é obrigado a cobrir alguns tratamentos, de acordo com o rol de procedimentos obrigatórios da ANS. É possível encontrar essa lista completa no site deles, sendo divididos por procedimentos simples, intermediários e avançados. Os principais são:

  • Consultas de avaliação;
  • Limpezas;
  • Cirurgia de periodontite;
  • Colagem de fragmento;
  • Tratamento de canal;
  • Extração dentária.

Caso você esteja procurando pelo atendimento diretamente com o convênio para algum outro tratamento, procure por isso antes de assinar os contratos e deixe estabelecido com a operadora quais são as suas preferências.

Outra questão importante, é a carência do plano odontológico. Todos os planos possuem um período de carência em que, mesmo com a contratação já ativa, você ainda não consegue fazer uso do convênio.

Da mesma forma que a obrigatoriedade dos procedimentos, a ANS também estabelece um tempo máximo que cada tratamento pode ficar no plano odontológico completo. Isso varia entre procedimentos, sendo apenas 24 horas em casos de emergência, até 180 dias em procedimentos mais complicados como o tratamento de canal.

Em alguns casos, entretanto, você não precisaria se preocupar com a carência. Isso porque há planos em que, desde o momento da contratação, você já pode fazer o seu uso para todos os procedimentos. Contratar um convênio sem o período da carência pode ser algo benéfico para você e sua família.

Principais benefícios de um plano odontológico

Investir em um convênio pode ser uma das melhores maneiras de garantir uma saúde bucal em dia. Dessa forma, é possível ainda melhorar o seu sorriso, além de aumentar a autoestima e o bem-estar.

Rede credenciada

A rede credenciada do convênio odontológico funciona da seguinte maneira: é possível procurar através do site, aplicativo ou ligando para a própria operadora, pesquisando sobre profissionais e clínicas que atendem ao seu plano, assim como ao tratamento que você procura próximo ao local em que se encontra.

Dessa forma, você pode escolher por clínicas próximas a sua casa ou trabalho, tornando toda essa experiência muito mais fácil para você, além de evitar problemas como atrasos e cancelamentos de última hora.

Economia
Uma das principais maneiras de economizar é através da prevenção. Ao contratar um plano odontológico completo, é possível realizar as consultas periódicas (pelo menos uma por semestre) sem se preocupar com a questão financeira, pois as parcelas do convênio já estarão dentro do seu planejamento mensal.

Além disso, quando você tiver algum acidente ou fortes dores e precisar de um atendimento emergencial, é possível ir a consultórios que oferecem atendimento 24 horas, sem se preocupar com as formas de pagamento para a solução dos seus problemas.

Saúde bucal

Possuir um convênio odontológico é a melhor maneira de garantir que a sua saúde bucal esteja em dia, evitando que maiores problemas ocorram ou que novas doenças apareçam. As consultas periódicas junto a uma boa higienização bucal é essencial para garantir um sorriso bonito e livre de doenças.

Além disso, os profissionais têm associado a saúde bucal diretamente a saúde emocional, pois ao cuidar dos seus dentes e do seu sorriso, há uma considerável melhora na sua qualidade de vida também, principalmente ao evitar que dores e doenças apareçam de maneira inesperada.

Esses são as principais vantagens de se ter um convênio, mesmo sendo um plano odontológico completo, pois os seus objetivos a longo prazo de garantir uma boca saudável e um melhor bem-estar são sempre atingidos.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.