Tratamento é feito com reposição de fator coagulante

Atualmente existem duas modalidades de tratamento para os portadores de hemofilia: tratamento sob demanda e o profilático. Ambos fazem a reposição com concentrado de fatores de coagulação, de modo a repor a sua presença ou elevar os níveis no organismo. A diferença é que o tratamento sob demanda é feito logo após a ocorrência de […]

Em 01/10 de 2013
Medicação profilática para hemofílicos é distribuída pelo SUS

Medicação profilática para hemofílicos é distribuída pelo SUS

Atualmente existem duas modalidades de tratamento para os portadores de hemofilia: tratamento sob demanda e o profilático. Ambos fazem a reposição com concentrado de fatores de coagulação, de modo a repor a sua presença ou elevar os níveis no organismo. A diferença é que o tratamento sob demanda é feito logo após a ocorrência de um episódio hemorrágico. Já o tratamento profilático, que vem agregando resultados positivos na vida dos pacientes, se subdivide em duas modalidades: a profilaxia primária, quando ocorre em pacientes de 0 a 3 anos, e a profilaxia secundária, usada em pacientes de qualquer idade e em qualquer fase vida. Esta ainda pode ser de curta ou longo prazo.

A profilaxia é um tratamento usado de forma preventiva e pode ser administrado fora do ambiente hospitalar. Ela funciona graças a reposição do fator plasmático deficiente, por aplicação endovenosa (introdução do medicamento diretamente na veia), antes da ocorrência de sangramento. “O objetivo é impedir a manifestação da doença”, explica a médica Anelisa Streva

Essa medicação já é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e segundo o Ministério da Saúde, está disponível em todos os 183 hemocentros do país. Após realizarem um cadastro nacional e realizar alguns exames que comprovem a existência da doença, o paciente passa a receber o medicamento para realizar o tratamento domiciliar.

Fonte: A Tarde

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.