Ir ao dentista é sinal de saúde: entenda o por que

As consultas regulares sejam realizadas a partir do nascimento dos primeiros dentinhos

Em 18/10 de 2019

A preocupação com a saúde bucal deve ser constante na vida das pessoas, desde a infância. Por esse motivo, é importante que as consultas regulares sejam realizadas a partir do nascimento dos primeiros dentinhos.

Essa é a maneira mais eficiente de garantir que a sua boca esteja saudável, sem que maiores problemas chegue a ocorrer. Por esse motivo, além das visitas periódicas, é necessário também se dedicar na escovação e higienização completa.

Entretanto, muitas pessoas não têm o costume de ir ao dentista com frequência. Seja por medo ou por questões financeiras, a questão é que deixar a saúde bucal de lado pode ser muito prejudicial para todo o organismo, principalmente quando isso é somado ao longo de vários anos.

Prevenção
É no momento da consulta ao dentista, pelo plano odontológico barato, que os principais cuidados em relação à prevenção de doenças são tomados. Por esse motivo, é essencial que as visitas ocorram pelo menos uma vez por semestre. Isso é o indicado para aquelas pessoas que já possuem uma boca saudável.

Ou seja, essa frequência pode ser ainda maior no caso dos pacientes que ficam longos períodos sem ir à clínica odontológica e, principalmente, não realizam toda a higienização bucal da maneira que devem, sendo necessário realizar procedimentos e tratamentos de longa duração.

Além disso, ir ao profissional da odontologia com a frequência esperada traz benefícios para todo o corpo. Afinal, a boca é a porta de entrada para a alimentação e exerce o seu papel de maneira fundamental na fala e na respiração.

Por esses motivos, acaba sendo também o local propício para que bactérias do ambiente cheguem ao nosso corpo, além daquelas que já existem na nossa boca, podendo levar a baixa imunidade, assim como a infecções e inflamações.

Principais cuidados
Muitas doenças podem acometer a boca de um indivíduo, principalmente se os cuidados com a higiene bucal não são seguidos da maneira correta. Por conta dos alimentos que ingerimos diariamente, os restos de comida ficam presos entre os dentes e nas papilas da língua.

As bactérias existentes na boca reagem a esses alimentos, causando a desmineralização dentária, como nos casos de açúcares e carboidratos. Os outros alimentos ainda assim causam malefícios a saúde bucal, por conta do seu acúmulo prolongado, dando assim a formação da placa bacteriana.

A maneira mais eficiente de eliminar essa placa e não deixar que ela se transforme em tártaro é através da higienização. Isso significa escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, principalmente após as refeições, além de passar o fio dental todos os dias, garantindo que as partículas de alimentos que ficam entre os dentes sejam devidamente retiradas.

Entretanto, nada disso é totalmente eficiente se você não realizar as consultas periódicas com o dentista. Apenas através de limpezas especializadas, coberto pelo plano odontológico barato, é possível evitar totalmente a formação da placa bacteriana.

Doenças bucais mais comuns
A maioria das doenças odontológicas são silenciosas até o estágio avançado, por esse motivo é sempre importante procurar pelo plano odontológico barato, principalmente em momentos de urgências. Esse é o caso das mais recorrentes, como:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite.

Dentre os problemas bucais que mais acometem os brasileiros, a cárie é a mais recorrente. Ela pode ocorrer desde a infância, até mesmo em bebês, como a cárie de mamadeira, até adultos. Por esse motivo é tão essencial que todo o cuidado seja tomado.

As cáries são causadas através dos ácidos produzidos pelas bactérias quando elas entram em contato com alimentos açucarados e carboidratos. Elas podem começar com uma pequena mancha dentária, tanto em sua superfície, como em alguns dos lados, muitas vezes ocorrendo entre os dentes ou na própria raiz.

Já a gengivite é causada por conta da formação da placa bacteriana e da infecção e inflamação que isso causa na gengiva. Seus sintomas são silenciosos, muitas vezes apenas sendo notados quando ocorre um leve sangramento.

Esse é o estágio inicial do problema, que ainda pode evoluir para a periodontite quando não for devidamente tratada. A doença periodontal compromete todos os tecidos que fornecem a sustentação dos dentes. Sendo assim, quando não é devidamente tratado, pode levar a perda dentária.

Tudo isso mostra como realizar as consultas periódicas ao dentista é essencial. Caso não saiba por onde começar a procurar por um, vários consultórios já realizam estratégias de marketing digital na odontologia, garantindo que você ache um próximo a você, com os profissionais e especialidades que você deseja.

Dessa forma, é possível garantir uma boca saudável e um sorriso bonito. Além disso, essa é a maneira mais eficiente de garantir a elevação da sua autoestima, além de prometer um aumento no bem-estar pessoal, pela melhora na qualidade de vida. Isso porque doenças bucais podem acarretar a diferentes problemas em todo o organismo.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.