Instalações do Hospital Central estão quase prontas para receber pacientes da Covid-19

O novo serviço vai compor as ações de retaguarda no combate ao novo coronavírus

Em 15/05 de 2020

Fotos e informaões, Dircom Barreiras

Com foco no combate ao novo coronavírus, causador da Covid-19, e na proteção à vida, a Prefeitura de Barreiras, Oeste da Bahia, contratou o Hospital Central, onde estão sendo concluídas as instalações de 20 leitos hospitalares, sendo 10 leitos de enfermaria e 10 dedicados ao tratamento de Terapia Intensiva (UTI), que atenderão a pacientes do município acometidos pela Covid-19.

O município de Barreiras foi o primeiro no estado a contratar com recursos próprios esse importante serviço, que compõe as ações de retaguarda no combate ao novo coronavírus, assim como a transformação do Hospital Municipal Eurico Dutra, em unidade de referência na triagem e tratamento da Covid-19 em parceria com o Governo do Estado.

Outra parceria importante realizada entre Prefeitura, empresários e o Estado, viabilizou a realização das análises de testes da Covid-19 no Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Os exames das amostras que são encaminhadas pelo Núcleo Regional de Saúde do Oeste (NRS 11) ficam concluídos em até 72 horas.

De acordo com o secretário, as decisões para assegurar a proteção da população barreirense conta sempre com a responsabilidade e também com a coerência das análises realizadas com a participação dos Comitês de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) e o Interinstitucional. Até essa quarta-feira o município de Barreiras registrou cinco casos confirmados de Covid-19, desses, dois já foram curados e três mantém-se em quarentena em isolamento domiciliar com sintomas leves.

“Estamos acompanhando passo a passo a instalação dos leitos de UTI e enfermaria que foram contratados pela Prefeitura de Barreiras e em breve estará sendo entregue à população para o uso, caso seja necessário, no tratamento da Covid-19. Estamos trabalhando e investindo para preservar vidas e também queremos ressaltar que hoje estamos completando 60 dias de ações contra esse vírus através das barreiras sanitárias, que desempenham um excelente trabalho com a aferição de temperatura e identificação de situações que requerem o monitoramento. Reforçamos para a população a importância do uso constante da máscara, esse é um meio importante para evitar a transmissão do vírus, para vencer esse inimigo invisível, precisamos do apoio de todos”, destacou Anderson Vian.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.