Importância de usar o fio dental durante a higiene bucal

Muitas pessoas acreditam que realizar apenas a escovação já é o suficiente para retirar todas as partículas de alimentos da boca, deixando o fio dental como uma parte acessória da limpeza bucal

Em 09/10 de 2019

Entretanto, não é assim que funciona. O fio dental exerce um papel fundamental na higienização bucal. Por mais eficiente que a escovação seja, é apenas através do seu uso que é possível retirar todas as partículas de alimento que ficam presas entre os dentes, principalmente daqueles que usam aparelhos odontológicos.

Apenas dessa forma é possível garantir uma eliminação da placa bacteriana com menor proliferação das bactérias, sendo assim, a possibilidade de se ter cáries ou doenças gengivais também diminuem, garantindo a saúde bucal.

Maneira correta de passar o fio dental
Enquanto muitas pessoas não fazem uso do fio dental diariamente, outras não o utilizam da maneira correta, o que acaba prejudicando a sua eficiência ou machucando a gengiva, causando sangramentos.

Os especialistas do plano dentário apontam que não faz diferença utilizar o fio dental antes ou depois da escovação, mesmo para as pessoas que fazem uso de aparelhos odontológicos, pois sua maior finalidade é retirar as partículas de alimentos que a escova não alcança.

O processo de utilização é simples: separe cerca de 25 a 35 centímetros e segure o fio entre o polegar e o indicador de cada mão, deixando cerca de dez centímetros de distância entre os dedos, sendo a parte que entrará em contato diretamente com os dentes.

Além disso, é possível deixá-lo em formato de um “C”, para facilitar no momento de deslizar entre os dentes, para cima e para baixo. O seu uso também é necessário na região subgengival, excedendo um pouco a linha do dente com a gengiva. Essa parte deve ser feita de maneira delicada, para que não machuque a gengiva, evitando maiores dores e sangramentos.

Já aqueles que usam aparelhos odontológicos, o processo é um pouco diferenciado, uma vez que é necessário utilizar o passa fio, uma espécie de agulha de plástico, que conduz o fio dental por baixo do fio do aparelho, possibilitando uma higienização adequada em toda a lateral do dente, até a gengiva.

Principais vantagens do fio dental
Por mais que seja essencial ter uma alimentação balanceada, com uma boa dieta nutritiva, isso não é o suficiente para manter a saúde bucal, assim como para prevenir o aparecimento de doenças.

Dessa forma, é essencial evitar que partículas de alimentos, principalmente de açúcares e carboidratos, que são os mais prejudiciais à saúde da boca, fiquem presos entre os dentes.

Evita o mau hálito
O acúmulo de alimentos na boca é a principal razão para o mau hálito. Isso ocorre uma vez que as bactérias ao entrar em contato com as partículas de alimento, produzem uma substância ácida que causa o mau odor.

A melhor maneira de evitar a halitose é mantendo a higiene bucal, ou seja: escovando os dentes ao menos três vezes por dia, além de passar o fio dental diariamente. Dessa forma, é possível manter um hálito fresco.

Um diferencial é buscar por uma clínica que realize marketing digital na odontologia para auxiliar em todos os passos da higienização, já que são consultórios com maior posicionamento e, consequentemente, maior busca. Esse fator é essencial para decidir entregar sua saúde bucal nas mãos de um profissional qualificado.

Prevenção contra doenças
Quando os restos dos alimentos se acumulam na gengiva, abaixo da parte visível do dente, doenças bucais podem se formar a partir disso, pois acabam se transformando em alimento para as bactérias, causando infecções na região gengival.

Essa é a formação da placa bacteriana, basicamente, que pode ser retirada apenas com a combinação da escovação com o uso do fio dental. Com uma higienização bucal adequada, é possível evitar alguns problemas e condições da boca, como:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite.

Inclusive, o fio dental ajuda a remover o tecido inflamado que dá início a gengivite (que é a fase anterior a periodontite). Sendo assim, fica claro como o uso do fio dental torna-se tão essencial para aqueles que buscam manter uma boca saudável.

Melhor estética bucal
Além de prevenir diversas doenças, o uso do fio dental faz com que a estética bucal também melhore. Isso está diretamente ligado à higiene bucal, deixando os dentes limpos, retirando as bactérias e as partículas de alimentos restantes na boca.

Isso é, com certeza, um dos pontos principais para aqueles que usam aparelhos odontológicos, pois não permite que os restos fiquem presos entre o aparelho e o dente. Além disso, o uso diário do fio dental ajuda a preservar o esmalte dentário, deixando-os mais fortes e resistentes.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.