Hemoba de Barreiras segue com coletas noturnas todas às quartas-feiras

A iniciativa possibilitou a ida de 19 candidatos à doação na última quarta-feira (16)

Em 25/09 de 2020

Priscila França | Milena Fahel | Assessoria de Comunicação

O Hemocentro Regional de Barreiras, no oeste baiano, segue com horário estendido todas as quartas-feiras, com coleta noturna para atender os doadores que trabalham em horário comercial. A iniciativa possibilitou a ida de 19 candidatos à doação na última quarta-feira (16), sua primeira semana.

Às quartas, o atendimento começa às 16h e vai até às 20h, no hemocentro, localizado no bairro de Barreirinhas. A responsável administrativa da unidade, Dulce Rodrigues, explica que a demanda de coleta noturna surgiu dos próprios doadores e tem sido positivo durante a pandemia, momento que tem apresentado queda nas doações de sangue e nos cadastros de doadores medula.

“Com essa coleta mantemos nossos estoques seguros e com isso também abarcamos esse público trabalhador”, frisa.

Para realizar a coleta noturna é necessário agendamento prévio, que é feito através do telefone (77) 3613-3799 ou do e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br. A expectativa é conseguir coletar pelo menos 30 bolsas nesse período, número que corresponde à capacidade de atendimentos agendados durante a pandemia.

Com exceção das quartas-feiras, que os atendimentos são suspensos após as 12h e só são retomados a noite, o hemocentro funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h (de segunda a sexta-feira).

Recomendações – Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.