Siga-nos

Mundo

Espanha: Coronavírus deixa 33.091 mortes somadas as 440 das últimas 24horas

440 falecidos nas últimas horas, 83 mil curados e 213 mil contagiados, esses são os dados considerados oficiais

Publicado

em

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha

A pandemia do coronavírus deixa, ao menos, 33.091 mortes na Espanha, mas o Ministério da Saúde diz que o número oficial é de 22.157. A diferença se produz por causa do novo sistema de recontagem de algumas localidades como Madrid e Catalunha que, nos últimos dias, dispararam os números dos dados reconhecidos pelo Ministério. Mesmo assim, o Governo insiste em seu critério, que inclui grande parte dos mortos em residências de pessoas maiores e domicílios particulares. O ministro Salvador Ilha, considera que esse sistema é muito “rigoroso”, ainda que não reflete nem de longe a magnitude da epidemia. Segundo o balanço da saúde, o aumento de mortes das últimas horas foi de 440.

O Governo regional de Madri confirmou ontem em 13.911 as mortes relacionadas com o Covid-19. Se trata de 6.227 a mais do que conta o Ministério naquela comunidade autônoma.

A diferença está em que o Ministério só computa os falecidos nos hospitais aos que se fez um teste de vírus enquanto que naquela região se começou a contar também os mortos nos lares de anciãos, em seus domicílios e em outros lugares. A comunidade de Madrid informa ainda os falecidos em hospitais com um diagnóstico clínico de coronavírus, mais aos que não foi possível realizar testes por falta de meios, segundo informou o Governo madrilhenho.

Por outra parte, depois de muitos desencontros de informações por parte do Governo, finalmente as crianças menores de 14 anos poderão sair para a rua sempre cumprindo umas medidas muito concretas. A princípio da semana haviam divulgado que as crianças poderiam acompanhar seus responsáveis em supermercados, farmácias e bancos, medidas que foram bombardeadas pelos profissionais de saúde e pais, uma vez que esses são os únicos lugares que os adultos podem frequentar supondo que seriam um ponto de contato mais estreito.

Agora, a medida, depois de razoavelmente adaptada à realidade, libera as crianças a partir de domingo próximo das 9 da manhã às 9 da noite, sendo o máximo de tempo fora de uma hora por dia.

As principais medidas são:

• Só poderão sair os menores de 14 anos.
• Sempre acompanhados por um adulto, pode ser pai ou mãe, irmão ou o responsável pela criança.
• Cada adulto poderá acompanhar até no máximo 3 menores.
• Estas saídas só poderão efetuar uma vez ao dia durante uma hora no horário entre 9 da manhã e 9 da noite.
• O passeio terá que ser dentro de uma distância de um quilômetro desde seu domicilio.
• Os menores poderão pular, correr e jogar, mas sempre respeitando o distanciamento social e não podem jogar com outras crianças.
• Os parques infantis estão terminantemente proibidos.
• Nas zonas rurais, as crianças poderão sair ao campo ou ao bosque sempre que se respeite o distanciamento social.
• As crianças poderão levar para as ruas seus próprios brinquedos, mas não compartir com as demais.
• As zonas consideradas comuns entre moradores não poderão ser usadas.
• As crianças não poderão sair às ruas se estão com sintomas de vírus ou febre.