Espanha: A cada dia diminui o número de mortos, 399 nas últimas horas

O país chega a 20.852 mortes ocasionadas pelo Novo Coronavírus e a 80.587 curados

Em 20/04 de 2020

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha

O novo coronavírus provocou em 24 horas a morte de 399 pessoas, o que se supõe um novo descenso e eleva a cifra para um total de 20.852 falecidos. Os casos confirmados nas últimas horas foram 4.266 elevando para 200.210 contagiados. Segundo o Ministério da Saúde, na Espanha estão curadas 80.587.

Por outro lado, os golpes por internet aumentaram em 70% durante a quarentena “em um momento em que a gente está mais conectada e mais sensível que nunca”, segundo fontes da Guarda Civil, ainda que apenas se registram denúncias, são numerosas as comunicações sobre fraudes referentes a compras de materiais sanitários. Inclusive, uma das secretarias de Estado do Governo, havia recebido e-mails com propostas para compras de materiais sanitários de todas as classes, aportando fotografias e preços baixos, tudo aparentemente correto, mas diante de algumas evidências de fraude, tudo foi colocado nas mãos da Polícia Nacional e a fraude foi detectada e a compra nunca chegou a ser efetuada.

Os responsáveis de ciberdelitos da Polícia Civil estimam que houve um aumento de 70% desde o início da crise.

Para se ter uma ideia, o governo da Espanha teve que devolver uma compra defeituosa de 640 mil testes para detectar o coronavírus e recentemente retirou um lote de milhares de máscaras distribuídas por todo o país depois de comprovar que não cumpriam as normativas europeias, tudo a partir de uma compra por internet.

O terreno da internet é muito abonado para os piratas que desde algumas semanas estão se passando por falsos comerciantes (pessoas físicas) que entram em contato com responsáveis de compras de produtos sanitários e com as farmácias.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.