Espanha: 4 mortos e novos pequenos surtos com nova prorrogação do Estado de Alarme

País chega a 27.125 falecidos e 239.288 contágios

Em 31/05 de 2020

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha | Imagem destaque: Presidente da Espanha, Pedro Sanchez | Foto: Divulgação

O Conselho de Ministros aprovará nesta próxima terça-feira (02/06) a solicitação ao Congresso da sexta e última prorrogação do Estado de Alarme, até o dia 21 de Julho, segundo comunicou o presidente do Governo Pedro Sanchez.

“Voltaremos a necessitar uma última e definitiva prorrogação do Estado de Alarme, que será muito mais suave”, expressou o presidente depois de uma reunião com os governadores dos estados.

Depois de aprovada a prorrogação, os Estados serão os encarregados de gerenciar a ‘desescalada’ quando chegarem à fase 3: “Decidirão como gerir os ritmos, ou seja, as modalidades da nova normalidade, incluindo o passo de fases e suas durações. Se pela evolução epidemiológica consideram que podem, incluindo os novos passos das trocas de fases e sua duração. Se poderá estar, por exemplo, em vez de duas semanas, 10 dias, e o governo não colocará nenhuma objeção, serão eles as autoridades delegadas. Nas mãos do Governo só ficará a regularização da mobilidade”, esclareceu o presidente Pedro Sanchez, que só pede que cada cidadão tenha a responsabilidade em aproveitar cada ‘desescalada’ para evitar novos contágios, como aconteceu essa semana nas ilhas baleares em Palma de Maiorca, onde um surto de 11 contagiados da mesma família depois de uma festa de aniversário onde só poderiam 10 pessoas, estavam 20, incluindo um contagiado assintomático. Entre os contagiados (todos os presentes), estão duas crianças.

Espanha chega neste domingo, 31 de maio, depois de uma jornada de sábado marcada pelo aumento, ainda que não demasiadamente grande, em número de contágios e falecidos por coronavírus.

Assim que morreram nas últimas 24 horas, 4 pessoas, em total o número de falecidos sobe para 27.125, enquanto que os contágios se situam em 239.288, depois dos últimos 271 novos comunicados.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.