Dia mundial do Diabetes

Por: Carina Nóbrega A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações no dia mundial do diabetes em conjunto com todas as unidades básicas de saúde da família com palestras educativas sobre a prevenção e o combate ao diabetes. Em todas as unidades a manhã começou com café da manhã balanceado para a população. As palestras educativas […]

Em 14/11 de 2013

Por: Carina Nóbrega

-01A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações no dia mundial do diabetes em conjunto com todas as unidades básicas de saúde da família com palestras educativas sobre a prevenção e o combate ao diabetes. Em todas as unidades a manhã começou com café da manhã balanceado para a população.

As palestras educativas acontecem durante esta semana com um café da manhã balanceado elaborado pelas nutricionistas da secretaria incentivando e promovendo o hábito da alimentação saudável, a prevenção e o combate ao diabetes, além de medir a glicemia na hora e aferição da pressão arterial.

Saiba um pouco mais sobre o Diabetes:
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral. De 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil. Neste período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.

A Diabetes Mellitus está entre as cinco doenças que mais matam, chegando cada vez mais ao topo da lista. É uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Embora ainda não haja uma cura definitiva, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.