Coronavírus e saúde bucal: como cuidar dos meus dentes durante a pandemia?

Geralmente, as pessoas estão adaptadas a correria do dia-a-dia, com as rotinas já no estado automático, mas com a chegada de 2020 e do COVID-19 o mundo foi colocado em uma situação fora do padrão. E isso, claro impacta na saúde oral também

Em 28/07 de 2020

Giulia Vaz | Vue Odonto | Imagem destaque reprodução Farma 100

Em estado de quarentena devido a pandemia do Coronavírus, todos passam por situações de estresse, em vários níveis, e por vezes eles podem deixar de ser apenas um nervoso momentâneo e desenvolver alguns transtornos.

O organismo funciona como uma engrenagem, quando um lado está danificado, há consequência nos outros também. Ou seja, quando a saúde física, mental ou bucal apresenta algum problema, como o estresse ou ansiedade, o corpo começa a apresentar algumas reações.

As principais consequências decorrentes do estresse são:
• surgimento de aftas
• desenvolvimento de bruxismo
• boca seca
• gengivite

Por isso, é importante realizar acompanhamento com especialista da saúde de todas as áreas regularmente. Porém com o isolamento social, é recomendado evitar a ida à clínicas, para sair de casa somente em situações de emergência.

Mas existem algumas dicas que podem ajudar você a prevenir sua saúde em tempos de quarentena.

Foto: Reprodução Grupo Cene

Preserve sua saúde

Com o novo coronavírus, as recomendações médicas solicitaram o isolamento social desde meados de Março. Abrindo exceção apenas para mercado, farmácia e emergências médicas.

Levando em consideração o momento atual, é necessário seguir algumas recomendações, como lavar as mãos com frequência, evitar mãos no os olhos, nariz e boca e evitar sair de casa, mas quando sair fazer o uso das máscaras e álcool gel.

Conforme o tempo foi passando, tudo foi se adaptando a essa nova situação, considerando que as pessoas permaneceram precisando de atendimentos, os profissionais da saúde passaram a fazer atendimentos online.

Segundo o Conselho Federal de Odontologia, é preciso evitar a ida, inclusive, aos dentistas devido ao alto contato físico e acesso a saliva se torna uma zona de risco. Sendo permitido atendimento presencial somente em casos graves, como: dor aguda, fratura de dentes, trauma na gengiva.

Para te ajudar com o tratamento e também para garantir o atendimento na hora que precisar, você pode contar com um convênio odontológico individual ou empresarial, onde possa montar seu plano odontológico que fique dentro de suas necessidades.

Hábitos saudáveis na pandemia

Para manter a higiene bucal e evitar a necessidade de ir ao dentista, você pode inserir na sua rotina alguns hábitos que podem prevenir sua saúde tanto em tempos normais, mas principalmente durante a quarentena, como:

• Não deixe as escovas de dentes perto uma das outras, e mantenha as cerdas para cima e na vertical;
• Evitar roer as unhas, pois pode danificar os dentes e facilitar a entrada de vírus no seu corpo;
• Lavar as mãos antes de escovar os dentes e usar sempre o fio dental;
• Mudar de escova após três a quatro meses de uso;
• Manter o corpo hidratado, além de ser bom para o corpo, é bom para a sua saúde bucal.

Com a ajuda de novos hábitos, um tratamento e acompanhamento adequado é possível garantir uma maior qualidade de vida, para isso esteja por dentro das coberturas que seu plano de saúde odontológico possui.

Foto: Reprodução Blog São Bernardo

Cuidados gerais

Além de todas as informações acima, o principal ponto para um sorriso bonito, é uma boa higiene bucal.

Para tomar todas as medidas preventivas e corretivas, você não precisa passar por procedimentos dolorosos e nem abrir mão de nenhum prazer, mas sim tomar todos os cuidados necessários e contar com visitas regulares com seu dentista.

Além de seguir algumas dicas, listamos 5 para você:

  1. Atenção na escolha dos produtos: escolha produtos indicados pelo seu dentista.
  2. Cuide da sua alimentação: a moderação é o segredo de tudo.
  3. Contrate um plano de saúde dentário: contrate um plano de saúde que fique dentro de suas necessidades.
  4. Uso do fio dental: ao menos uma vez por dia, é preciso o uso do fio dental.
  5. Vá ao dentista regularmente: não recuse o check up pelo menos uma vez ao dia.

Durante a quarentena é comum sentir-se mais agitado, deixando seu corpo mais sensível. Por isso, não hesite em procurar ajuda, cuidar da saúde mental previne todo o seu corpo de desenvolver outras doenças.

Por isso, principalmente agora, cuide da sua saúde bucal e do seu corpo. E não esqueça de sempre lavar suas mãos.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.