Começou nesta tarde na Espanha, ensaios com plasmas contra COVID-19

Iniciam na Espanha, os ensaios com plasmas de pacientes que foram curados do coronavírus em pacientes que ainda estão infectados

Em 02/04 de 2020

Sandra Cristina | Corresponde na Espanha

Investigadores analisam todos os dias as possíveis vacinas ou tratamentos paliativos para enfrentar a Covid – 19 e vários hematólogos estão levando a cabo um método que foi utilizado historicamente em alguns casos com outras enfermidades como a conhecida gripe espanhola de 1918, o SARS e Ebola.

Este processo consiste em praticar transfusões de plasma sanguíneo de um paciente de coronavírus totalmente curado a outro que ainda esteja padecendo da enfermidade.

O ensaio clínico será com 300 pacientes, e segundo o médico de farmacologia clínica do Hospital Porta de Ferro de Madrid e uma das pessoas encarregadas do ensaio, há exatamente 2 horas começaram as provas pertinentes para verificar a eficácia desse método, “assegurando as garantias de cumprimentos metodológicos, ético e cientifico”, afirma.

Quanto à estrutura do ensaio, apesar de que se realizará em todo o país, está coordenado e organizado pelo citado hospital madrilheno e financiado pelo Instituto de Saúde Carlos III do Ministério de Ciências e Inovação, com parte dos fundos extraordinários emitidos pelo governo para a investigação do coronavírus.

A medida que vai incorporando mais centros hospitalares nacionais, crescerá o número de pacientes aos que se submeterão a este tratamento até chegar a 300, para se conseguir conclusões rápidas, mas sem cometer imprudências.

Para saber se realmente este tratamento funciona, e sendo conscientes de que não se pode criar conclusões precipitadas, dada a gravidade do assunto, os especialistas preferem não fazer estimativas de tempo, ainda que será de no mínimo “mais de uma semana, porque do contrário, não seria prudente e é preciso encontrar um equilíbrio entre não tratar de forma explosiva todos os pacientes, e sim, de forma gradual e conseguir resultados mais viáveis com maior rapidez”.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.