Campanha de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação será realizada até dia 30 de outubro

A meta é vacinar cerca de 11 milhões de crianças contra a pólio. Outras 14 vacinas serão oferecidas nesse período

Em 07/10 de 2020

Imagem destaque: O dia D será no sábado, 17 de outubro | Foto: Reprodução Agência Brasil

Nesta segunda-feira (05) foram iniciadas duas campanhas de vacinação – a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação – sendo que a segunda tem como objetivo a atualização da caderneta de vacina.

A campanha de imunização será realizada até dia 30 de outubro e, para participar, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima a sua casa. O dia de mobilização nacional em prol das campanhas de vacinação, o chamado dia “D”, acontecerá no dia 17 de outubro.

A meta do Ministério da Saúde é atingir, pelo menos, 95% do público alvo. Para isso acontecer, cerca de 11 milhões de crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade devem ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

No caso da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, o objetivo da ação é prevenir a população contra a doença e contribuir para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, mantendo o país livre da doença.

14 vacinas estão sendo oferecidas na Campanha Nacional de Multivacinação

De forma simultânea a campanha contra a pólio, também está ocorrendo a Campanha Nacional de Multivacinação, destinada a crianças e adolescentes menores do que 15 anos, que não foram imunizadas ou que não estejam com a caderneta de vacinas em dia. O objetivo dessa iniciativa é ampliar a cobertura vacinal, que diminui nos últimos anos e que teve uma queda ainda maior em função da pandemia de COVID-19.

Por isso, durante essa campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, com o objetivo de reduzir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e diminuir as taxas de abandono do esquema vacinal. Ao todo, serão disponibilizadas 14 vacinas , capazes de oferecer proteção contra cerca de 20 diferentes tipos de doenças:

• BCG (tuberculose);
• Rotavírus (diarreia);
• Poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil);
• Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib);
• Pneumocócica;
• Meningocócica;
• DTP;
• Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
• HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais);
• Meningo ACWY (protege contra a meningite e infecções generalizadas)
• Febre amarela;
• Varicela;
• Hepatite A.

Vale ressaltar que é importante levar o cartão de vacinação da criança ou do adolescente para a Unidade de Saúde. Assim, as vacinas poderão ser devidamente registradas nesse documento.

Em Barreiras

O dia “D” acontecerá no dia 17 de outubro. Na zona rural, o início da vacinação será entre os dias 13 a 28 de outubro. De acordo com a Secretaria de Saúde de Barreiras, o grupo alvo de vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos. Já na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Durante a Campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal, dessa forma, é fundamental levar o cartão de vacinação.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.