Adultos têm gripe ‘de verdade’ a cada 5 anos, revela pesquisa

iBahia | Correio 24h Embora resfriados e gripes sejam provocados por vírus, as doenças apresentam sintomas diferentes Adultos só têm uma gripe de verdade a cada cinco anos, embora fiquem doentes com uma maior frequência do que essa, as infecções parecidas com à gripe que desenvolvem os sintomas. Essa conclusão foi feita por um grupo […]

Em 05/03 de 2015

iBahia | Correio 24h

Embora resfriados e gripes sejam provocados por vírus, as doenças apresentam sintomas diferentes

Adultos têm gripe 'de verdade' a cada 5 anos, revela pesquisa | Foto: AFP

Adultos têm gripe ‘de verdade’ a cada 5 anos, revela pesquisa | Foto: AFP

Adultos só têm uma gripe de verdade a cada cinco anos, embora fiquem doentes com uma maior frequência do que essa, as infecções parecidas com à gripe que desenvolvem os sintomas. Essa conclusão foi feita por um grupo de cientistas na China. Foram analisadas as amostras de sangue de 151 voluntários com idades entre 7 e 81 anos para analisar a frequência da ocorrência de gripe.

Durante o estudo, foram avaliadas s nove principais variedades de gripe conhecidas e em circulação no mundo entre os anos de 1968 e 2009. De acordo com os pesquisadores, esta é a primeira vez que são reunidos dados relativos a um período de vida tão longo.

Essas informações devem ajudar os especialistas a entender melhor quem corre mais risco de pegar gripe e qual a frequência, além de ajudar na compreensão de como a doença se espalha em comunidades. Os pesquisadores procuraram anticorpos no sangue dos voluntários para tentar descobrir se eles realmente tinham sido infectados com os vírus da gripe e com qual frequência.

Na descoberta, os especialistas notaram que , enquanto as crianças pegaram gripe a cada dois anos aproximadamente, as infecções ficavam menos frequentes com o passar dos anos. A partir dos 30 anos, as infecções por gripe tendem a ocorrer a uma taxa estável de cerca de duas vezes por década entre os voluntários pesquisados.

Steven Riley, um dos autores do estudo, do Centro de Pesquisa Médica para Análise de Epidemias, do Imperial College, a frequência exata dessas infecções está sujeita a variantes como os níveis de vacinação contra a doença.

“Para adultos, descobrimos que a infecção por influenza é, na verdade, menos comum do que alguns pensam. Na infância e adolescência, é mais comum, possivelmente pelo fato de crianças terem mais contato com outras pessoas”, disse em entrevista à BBC Brasil.

Quando é resfriado?
Embora resfriados e gripes sejam provocados por vírus, as doenças apresentam sintomas diferentes.  Ambas podem causar febre e dor de garganta, além de tosse e espirros. O que uma pessoa considera gripe, outra pode chamar de um resfriado forte, por exemplo.

No caso do resfriado comum, os sintomas chegam de forma gradual e, geralmente, são mais suaves e afetam principalmente o nariz e a garganta. A gripe é mais grave e normalmente faz com que a pessoa queira ficar na cama. Os sintomas incluem dores, nariz entupido ou escorrendo.

A gripe pode trazer consequências graves para idosos e pessoas com outros problemas crônicos de saúde, como asma.Por isso os médicos recomendam que os grupos da população que correm mais riscos se vacinem contra a gripe todos os anos. Como o vírus está sempre em mutação, é difícil prever de qual variedade deva ser usada na vacina. Com informações da BBC Brasil.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.