24 de março é Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Dircom Barreiras A próxima segunda feira , 24 de março é Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data em que o Mundo se mobiliza para luta contra a doença. A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde iniciou, nesta semana, campanhas educativas em todas as unidades de saúde. A Vigilância Epidemiológica- VIEP disponibilizou […]

Em 22/03 de 2014

Dircom Barreiras

01A próxima segunda feira , 24 de março é Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data em que o Mundo se mobiliza para luta contra a doença. A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde iniciou, nesta semana, campanhas educativas em todas as unidades de saúde. A Vigilância Epidemiológica- VIEP disponibilizou materiais didáticos com objetivo de apoiar e esclarecer dúvidas dos Agentes Comunitários para busca ativa de sintomáticos respiratórios através da educação e saúde na comunidade.

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo e é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas.

A prevenção, tratamento, acompanhamento, controle e combate de casos da doença em Barreiras são realizados por meio do Programa de Controle da Tuberculose, realizado no Centro de Referência Leonídia Ayres, descentralizado para as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, com supervisão e apoio da VIEP. A equipe composta por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem é responsável por notificar novos casos e acompanhar os pacientes até o final do tratamento que dura, em média, seis meses.

Os principais sintomas apresentados são tosse constante – com ou sem escarros -, há mais de três semanas, febre no período da tarde, fraqueza, falta de apetite, suor noturno, perda de peso e dores no peito. Com aparecimento desses sintomas, a orientação é procurar uma unidade de saúde para realizar os exames necessários. Segundo dados da VIEP, registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINANNET do Ministério da Saúde – no município de Barreiras, em 2013, foram notificados 31 casos novos da doença.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.