Secretário da Saúde fala sobre a situação da COVID-19 em Barreiras

Com exclusividade para o Fala Barreiras, Anderson Vian fala sobre como o município tem enfrentado a pandemia

Em 18/09 de 2020

Na quinta-feira (17), o Secretário de Saúde de Barreiras, Anderson Luiz Vian de Abreu, concedeu uma entrevista exclusiva ao Canal do Youtube do Fala Barreiras (Sete em Um)e falou sobre a situação da COVID-19 na cidade, que tem preocupado muitos moradores.

Veja a entrevista em vídeo no final desta matéria.

Sobre a atuação da prefeitura diante da pandemia

De acordo com o Secretário, atualmente o município conta com uma rede envolvida e estruturada para a assistência ao paciente com COVID-19, independente do estado de saúde do paciente. Para isso, a Prefeitura de Barreiras montou unidades de atendimento capacitadas para atender os pacientes pré-covid, ou seja, com suspeita de contaminação, e aqueles que já receberam a confirmação da doença, que estão sintomáticos e que precisam de algum atendimento específico, como Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Ele também lembrou que, na quarta-feira (16), foi inaugurado o Centro de Referência do COVID-19, que vai atender tanto os pacientes pré-covid, quanto os pacientes pós-covid, que são aqueles que já contraíram a COVID-19 e que ficaram com algum tipo de sequela que requer atendimento especializado, como fisioterapia respiratória, além de consulta com profissionais pneumologistas, infectologistas, entre outros.

Anderson também reforçou que, para enfrentar essa nova emergência de saúde, o município investiu na contratação de profissionais e especialistas, compraram mais de 5 mil testes rápidos, num primeiro momento, e mais 20 mil testes rápidos para ampliar a janela de testagem.

Além disso, foi estabelecida a parceria com a UFOB, para a viabilização da realização de testes RT-PCR, que são mais específicos para a detecção da doença. Para ampliar a capacidade de testagem, Anderson declarou que a prefeitura está investindo na aquisição de um equipamento para extração de RNA, máquina que vai triplicar o número de teste realizados pela UFOB, bem como na contratação de um laboratório particular para ampliar a capacidade de testagem dos pacientes sintomáticos

Porém, o Secretário também reforçou que não basta o trabalho da prefeitura para enfrentar a doença, é necessário que a população se conscientize e faça a sua parte, fazendo o uso adequado das máscaras e evitando aglomerações. Ele lembrou que houve a necessidade de interdição de pontos turísticos na cidade, como a Prainha, em função da irresponsabilidade de algumas pessoas e das denúncias de aglomeração nesses locais.

“O triste é o seguinte: Quem está indo a óbito, não são essas pessoas que vão para as festas, que fazem aglomeração de maneira irresponsável. São as pessoas que estão em casa, em isolamento, são os idosos. A grande parte dos casos que nós estamos atendendo são de idosos. Infelizmente, o jovem que vai para essa aglomeração, pega o coronavírus e leva para casa, para o seu pai, para o seu avô. (…) Precisamos que todos se solidarizem e assuma sua responsabilidade também.” Declarou Anderson.

Sobre a vacina para COVID-19

O Secretário também comentou sobre a possível vacinação da população de Barreiras em janeiro de 2021, uma vez que, recentemente, foi divulgado que o Ministério da Saúde acredita que poderá realizar a vacinação nesse período.

“Quando o Ministério da Saúde diz que em janeiro já terá a vacina, então a partir de janeiro ele já vai começar a distribuir para os estados. E é uma questão de tempo apenas até chegar aos municípios menores. A Bahia, com 417 municípios, tem um estado grande, talvez leve um pouco mais de tempo para chegar, mas é uma questão de tempo (…). A grande questão realmente é a vacina ser apropriada, ser testada, passar por todo o protocolo para ser uma vacina que tenha, de fato, eficácia para os pacientes. Então essa é a maior preocupação.”, disse Anderson sobre esse assunto.

No mais, Anderson também respondeu algumas perguntas relacionadas ao atendimento de saúde na cidade que foram enviadas por leitores do Fala Barreiras. Confira, no vídeo abaixo, a entrevista completa com o Secretário de Saúde de Barreiras, Anderson Luiz Vian de Abreu.

Veja a entrevista em vídeo:

Fala Barreiras, compromisso com a verdade!

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.