28/fevereiro/2019- Atualizado em 28/02/2019 11:30:43

Sema e Aiba agendam apresentação do estudo sobre potencial do aquífero Urucuia em Barreiras

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) visitou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) na tarde desta quarta-feira (27). O presidente da associação, o produtor rural Celestino Zanella, e o secretário João Carlos Silva fecharam agendas na região Oeste, entre elas, uma apresentação pública dos resultados da primeira etapa do estudo sobre o potencial hídrico do aquífero Urucuia, que acontece dia 28 de março, em Barreiras. O gestor da Sema também foi convidado para a próxima edição da Bahia Farm Show, evento do agronegócio que acontece de 28 de maio a 1º de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães.

Participaram da reunião, a diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, o deputado Eduardo Salles, Elisa Zanella, representante da fazenda Decisão, e os colaboradores da Sema Murilo Figueiredo, Larissa Cayres, Armando Noronha e Aderbal Castro.

“Recebo com muita atenção os representantes do agronegócio porque este é um importante setor para a economia do estado e para a geração de empregos. Este segmento representa muito para o país e precisamos ver caminhar também a questão do Meio Ambiente. Fico muito feliz de ver que os produtores do Oeste da Bahia estão disponíveis e interessados nesse diálogo”, disse o secretário João Carlos, que elogiou a aproximação dos produtores rurais com a pesquisa acadêmica aplicada. “Estreitar as relações das universidades com as demandas e necessidades da sociedade é um desafio que buscaremos enfrentar”, disse.

Com visita ao Oeste agendada para os dias 27 e 28 de março, o secretário João Carlos Silva participará, no primeiro dia, da reunião entre instituições reguladoras e produtores rurais. Participam representantes do Ibama, Sema e Inema. O objetivo do encontro é esclarecer e orientar os consultores e produtores rurais da região sobre os papéis e funções de cada órgão ambiental, bem como informar sobre os caminhos legais relativos ao meio ambiente e recursos hídricos.

Aquífero Urucuia – No dia 28, a agenda inclui uma apresentação pública dos resultados da primeira etapa do Estudo do Potencial Hídrico da Região Oeste da Bahia: quantificação e monitoramento da disponibilidade dos recursos do Aquífero Urucuia e superficiais nas bacias dos rios Corrente e Grande.

O trabalho é formado por um conjunto de projetos colaborativos desenvolvidos por pesquisadores e técnicos das Universidades Federais de Viçosa e do Rio de Janeiro, com apoio da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual da Bahia, e foi financiado pela Aiba, contam com recursos do Prodeagro e do CNPq, em acordo de cooperação técnica com secretarias e órgãos do Governo do Estado da Bahia (Seagri, Sema, Inema, SIHS).

Ainda no dia 28/03, no turno da tarde, será promovido o Workshop da Agricultura Familiar, também com a participação da Secretaria do Meio Ambiente.

Fonte: Ascom SEMA / Governo da Bahia

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!