UFOB promove gincana sobre alimentação saudável com alunos da rede municipal de ensino

Ascom Ufob Palestras e debate também integram a programação do Dia Mundial da Alimentação nesta quinta-feira, 16, em Barreiras A má alimentação é um problema que atinge milhões de pessoas. O consumo cada vez maior de alimentos calóricos, ricos em gordura, sal e açúcar e pobres em vitaminas, minerais e fibras, aliado à falta da […]

Em 15/10 de 2014

Ascom Ufob

Palestras e debate também integram a programação do Dia Mundial da Alimentação nesta quinta-feira, 16, em Barreiras

01A má alimentação é um problema que atinge milhões de pessoas. O consumo cada vez maior de alimentos calóricos, ricos em gordura, sal e açúcar e pobres em vitaminas, minerais e fibras, aliado à falta da prática de atividades físicas regularmente, tem aumentado o risco de doenças. Segundo dados de levantamento do Ministério da Saúde, intitulado Vigitel, realizado em 2013, 50,8% dos brasileiros estão com excesso de peso e 17,5% obesos.

Diante dessa realidade, a adoção de uma dieta balanceada e equilibrada desde cedo constitui uma importante ferramenta para se ter uma vida melhor. Pensando nisso, a Universidade Federal do Oeste da Bahia realiza nesta quinta-feira (16) gincana sobre alimentação saudável com alunos da rede municipal de ensino de Barreiras, na Praça Castro Alves, a partir das 13h.

Lá, os estudantes do curso de Nutrição da UFOB, surpervisionados pelos professores, vão esclarecer dúvidas sobre a escolha dos alimentos mais nutritivos. Mais cedo, a partir das 8h, no Auditório 1, no Pavilhão de Aulas 2, do Campus Reitor Edgard Santos, na Prainha, haverá palestras e debate sobre o Dia Mundial da Alimentação.

A coordenadora do Curso de Nutrição, Maria Luiza Amorim, destaca a importância da atividade na promoção da integração dos novos cursos da área de Saúde da Universidade com a população da Região. “Esse evento possibilita o estreitamento do vínculo entre a UFOB e a comunidade de Barreiras a fim de ampliar a discussão acerca dessa temática que integra o dia a dia das pessoas e assume função estratégica na promoção da saúde dos indivíduos”.

Os interessados em participar devem se inscrever no Colegiado do curso ou pelo telefone: (77) 3614-3223.

Confira a programação completa o Dia Mundial de Alimentação na UFOB.

Quinta-feira, 16, Auditório 1, Pavilhão de Aulas 2, Campus Reitor Edgard Santos, Barreiras

Manhã
8h – Recepção
8h30 – Mesa de abertura e boas vindas
9h – Palestra: Agricultura familiar para a promoção da alimentação saudável.
Palestrante: Professora Aisi Anne Carvalho Santana
09h40 – Debate
10h – Intervalo
10h20 – Palestra: Hábitos alimentares como constructo sociocultural.
Palestrante: Professora Debora Cruz Porcino
11h – Debate
11h30 – Encerramento

Tarde, na Praça Castro Alves, no Centro
13h – Início das atividades na tenda da alimentação
13h30 – Gincana da Alimentação Saudável I
15h30 – Gincana da Alimentação Saudável II
17h30 – Encerramento das Atividades

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.