Sociedade barreirense foi às ruas em luta pela paz

Catarina Araújo | Ascom CDL Mais de quatro mil pessoas saíram em caminhada pela paz nas ruas do centro de Barreiras na última terça-feira (16), o protesto foi contra o alto índice de violência na cidade. A concentração ocorreu em frente à Câmara Municipal de Vereadores e seguiu pela Avenida Clériston Andrade. A Caminhada da Paz […]

Em 19/06 de 2015

Catarina Araújo | Ascom CDL

Sociedade-01Mais de quatro mil pessoas saíram em caminhada pela paz nas ruas do centro de Barreiras na última terça-feira (16), o protesto foi contra o alto índice de violência na cidade. A concentração ocorreu em frente à Câmara Municipal de Vereadores e seguiu pela Avenida Clériston Andrade. A Caminhada da Paz é uma iniciativa da Comissão Voluntária pela Segurança e Paz em Barreiras (CVSPB).

Os manifestantes se vestiram de branco, levando faixas e cartazes pedindo segurança pública, justiça célere, investimentos na educação, esporte, combate às drogas, além de recursos para a instalação de câmeras na cidade e ampliação do aeroporto de Barreiras.

sociedade-02

Na sua sexta edição, a Caminhada da Paz mobilizou a população barreirense para um problema social que cresce progressivamente, a violência. A lojista Glaucia Antunes, fechou as portas do seu comércio e veio junto com seu filho e funcionários, protestar na avenida. Segundo ela, esse dia representa uma esperança a mais para a sociedade. “Onde há paz, há harmonia” afirmou a comerciante, acrescentando que “a família precisa dessa paz, para não ser desconstituída como vem acontecendo”, pontuou.

A Comissão da Paz, sociedade civil e instituições parceiras já foram atendidas em muitas reivindicações. Mas, ainda há muito para conquistar, entre as pautas estão: a construção de casas de passagens, políticas públicas para a juventude, grupamento do Corpo de Bombeiros, implantação das companhias independentes da Polícia Militar da Bacia do Rio Grande e a admissão de mais juízes no município.

sociedade-03

Segundo o presidente da CVSPB, Gill Arêas, é importante celebrar as conquistas alcançadas e buscar as próximas. “Com essa manifestação mostramos que é possível se organizar e lutar por uma sociedade melhor, agora, é nossa obrigação contagiar outras pessoas para buscar novas vitórias”, afirmou Gill.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, Rider Castro, a transformação de uma sociedade só acontece quando ela se mobiliza. “Barreiras se mobilizou, demonstrando isso indo às ruas, e a CDL cumpriu o seu papel apoiando essa causa”, disse Rider.

sociedade-04

A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Barreiras acompanham e fizeram a segurança da multidão. O fim da caminhada aconteceu na Praça Castro Alves, com a leitura da carta de reivindicações que será entregue ao governo do estado, e a presença de diferentes líderes eclesiásticos, que realizaram uma oração e transmitiram uma mensagem de paz.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.