Segundo semestre da Ufob começa com 12 novos cursos

Secom Bahia | Fotos – Manu Dias A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), campus Edgard Santos, em Barreiras, entra em uma nova fase. Doze novos cursos passam a ser oferecidos nas cidades-sede da instituição – engenharia de produção, medicina, farmácia, nutrição, engenharia de biotecnologia, história, engenharia mecânica, agronomia, medicina veterinária, publicidade e propaganda, […]

Em 10/09 de 2014

Secom Bahia | Fotos – Manu Dias

01A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), campus Edgard Santos, em Barreiras, entra em uma nova fase. Doze novos cursos passam a ser oferecidos nas cidades-sede da instituição – engenharia de produção, medicina, farmácia, nutrição, engenharia de biotecnologia, história, engenharia mecânica, agronomia, medicina veterinária, publicidade e propaganda, engenharia elétrica e artes visuais.

O evento de abertura do semestre letivo, que marcou o início da implantação dos novos cursos, foi realizado na manhã dessa terça-feira, 9, com a presença do governador Jaques Wagner, da reitora da universidade, Iracema Veloso, e do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Spelle, e dos secretários estaduais de Relações Institucionais, Cícero Monteiro, e da Educação, Osvaldo Barreto. Juntos, eles visitaram a biblioteca e laboratórios instalados no campus.

De acordo com o governador, a criação da Ufob, que passa a dispor de 29 cursos, significa esperança, desenvolvimento e conhecimento. “Não tenho dúvida ao afirmar que a Universidade Federal do Oeste da Bahia, que já nasce do tamanho que considero grande, é um centro de saber, um centro difusor de idéias”.

A reitora explicou que a Ufob foi desmembrada de um campus avançado da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que já tinha 17 cursos. A intenção, segundo ela, “é oportunizar aos estudantes egressos da escola pública de cada município-sede e das regiões circunvizinhas, o acesso à nossa universidade, que já começou com 50% das vagas ocupadas por egressos de escolas públicas”.

Ainda de acordo Iracema Veleso, 51% dos estudantes do curso de farmácia (45 vagas) são de Barreiras e 68%, de outras localidades do oeste baiano. O curso de nutrição (45 vagas) tem 70% dos alunos da região e 62,5% de Barreiras.

No curso de história (45 vagas) 75% dos alunos são oriundos de unidades de ensino da região e 70% de Barreiras. “Estamos conseguindo acolher os estudantes da região”. No total, a Ufob dispõe de 17 cursos distribuídos em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Barra e Luis Eduardo Magalhães.

Ponte
Para promover mais segurança e agilidade no acesso de estudantes e colaboradores da Ufob, o Governo do Estado construiu no último ano, uma ponte de concreto na Estrada do Barrocão. Localizada sobre o Rio de Ondas, a ponte tem 70 metros de extensão e é passagem obrigatória para quem sai vai ao campus partindo de Barreiras.

02 03

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.