Sala Multifuncional está sendo implantada em mais 8 escolas da rede municipal

Michela Rodriguez Em Barreiras, a rede municipal de ensino atende 512 estudantes especiais, matriculados em unidades educacionais (escolas, centros municipais de educação infantil e creches). Existem alunos com deficiência ou com transtorno global do desenvolvimento matriculados na sala de aula regular, e também escolas com salas de Recurso Multifuncional – (SRM) e Atendimento Educacional Especializado […]

Em 17/08 de 2016

Michela Rodriguez

multifuncional-01Em Barreiras, a rede municipal de ensino atende 512 estudantes especiais, matriculados em unidades educacionais (escolas, centros municipais de educação infantil e creches). Existem alunos com deficiência ou com transtorno global do desenvolvimento matriculados na sala de aula regular, e também escolas com salas de Recurso Multifuncional – (SRM) e Atendimento Educacional Especializado – (AEE) na zona urbana e rural.

Dessas unidades, pelo menos 43 contam com salas de recursos multifuncionais, que recebem alunos surdos, cegos, autistas e deficientes físicos. Para atender alguns desses alunos, que precisam de acompanhamento individualizado, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza 40 professores especializados e 176 cuidadores de alunos deficientes (CAD).

O secretário municipal de Educação, Franciney Souza Sardeiro explica que em 2013 o município contava com apenas 7 salas multifuncionais e atendia 140 crianças. Hoje, são 43 salas inclusive na zona rural, e que atendem mais de 500 estudantes.

“Esse trabalho inclusivo e especial está sendo ampliado continuamente em Barreiras. A criança com deficiência, precisa ser inclusa e o trabalho desenvolvido nessas salas é muito importante para contribuir com a inclusão do aluno em todo ambiente social, garantindo de fato a melhoria do ensino-aprendizado”, observa o secretário.

multifuncional-02

As salas de recurso multifuncional são espaços adaptados e equipados para atender deficiências e transtornos. Muitas escolas municipais possuem impressora e máquinas de braile, equipamentos adaptados de informática, brinquedos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos, para o atendimento educacional especializado a alunos da educação inclusiva. Nessas salas os alunos participam de atividades que os ajudam a superar as dificuldades pedagógicas, principalmente com a escrita e com a leitura.

A ampliação do atendimento de salas funcionais está sendo implantado em mais 8 escolas que atendem estudantes na zona urbana e campo. Nos próximos meses as escolas São Pedro (Cajuerama), Escola Capitão Marcolino, Escola Imaculada Conceição, Escola Manoel Rocha Filho, Escola Carmerinda Dias da Silva, Escola Salustiano Ayres, Escola Senhor dos Aflitos e Escola Maria Madalena, estarão disponibilizando também o espaço funcional.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.