Rotary Club se reúne com poder público municipal para tratar de implantação do Centro de Oncologia

Edvar Francisco Foi realizada nesta quarta-feira, 30, reunião entre o prefeito de Barreiras, Antonio Henrique e a diretoria do Rotary Club Barreiras Rio de Ondas. O objetivo do encontro era tratar sobre a implantação do Centro de Oncologia no município. O Centro de Oncologia funcionaria no Hospital do Oeste (HO), mas para esta implantação seria […]

Em 01/08 de 2014

Edvar Francisco

01Foi realizada nesta quarta-feira, 30, reunião entre o prefeito de Barreiras, Antonio Henrique e a diretoria do Rotary Club Barreiras Rio de Ondas. O objetivo do encontro era tratar sobre a implantação do Centro de Oncologia no município.

O Centro de Oncologia funcionaria no Hospital do Oeste (HO), mas para esta implantação seria necessária uma ampliação nas instalações do hospital. A presidente do Rotary, Marizete Zuttion, disse que para a implantação do Centro de Oncologia, é preciso de mais área. A área do HO não comportaria.

Antonio Henrique explicou que tal área de expansão, já se encontra em negociação com o grupo Sertaneja, empresa proprietária do terreno, e que seria anexada a área do HO, no lado esquerdo do hospital. Ele disse que o local contaria com o mesmo tamanho já disponível no HO, cerca de 5.000m2.

O prefeito relatou ainda que a área relativa ao Hospital do Oeste, foi originalmente desapropriada pelo município em 2004. Mas que ainda existe uma pendência na justiça que precisa ser resolvida, haja visto que esta desapropriação não foi concluída e judicialmente reconhecida.

A área pertencia ao grupo Sertaneja e uma tratativa com a empresa para resolução da pendência judiciária já está em andamento. “Uma proposta de acordo foi apresentada a prefeitura e estamos apenas aguardando o posicionamento do poder público municipal para dar andamento na redação formal de tal acordo” informa Sávio Barreto, representante do grupo Sertaneja, que também participou da reunião.

Sobre a expansão do Hospital do Oeste, e construção do centro de Oncologia na área ao lado do hospital, Sávio declarou que já obteve um sinal verde do grupo Sertaneja e da DNP Incorporadora (parceira da Sertaneja Imobiliária) para que a área em questão venha a ser descontada do percentual de Área de Utilidade Pública da Fase II do Loteamento Parque da Cidade, e que tão logo isto possa ser formalizado através das plantas e dos projetos regulamentares, a Sertaneja e a DNP não colocarão dificuldades para facilitar a implantação de tão importante equipamento de saúde pública para a Cidade de Barreiras.

O prefeito Antonio Henrique e Sávio Barreto garantiram que a pendência que envolve o terreno será resolvida. Município e Sertaneja buscarão um acordo quanto à questão judicial, e assim alcançar uma solução definitiva para á área que poderá abrigar o Centro de Oncologia de Barreiras.

Entrega TAC
02Na reunião também foi entregue pelo grupo Sertaneja um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) entre a empresa, a incorporadora DNP e o município, confirmando a realização da obra de fechamento de um canal de esgoto na área próxima ao Hospital do Oeste.

O investimento previsto é superior a R$ 1,5 milhão, e será financiado em sua totalidade pela DNP, empresa responsável pela implantação do Loteamento Parque da Cidade. A previsão é que além do fechamento de um canal que passa atrás do HO, e segue até o Rio Grande, serão plantadas árvores no entorno e instalados equipamentos públicos de lazer em toda sua extensão, que chega próximo a mil metros, e corta todo o Loteamento Parque da Cidade.

No TAC entregue a prefeitura de Barreiras, também está previsto a instalação de uma praça pública com equipamentos de lazer. “Tal iniciativa é comum em cidades do Sul e Sudeste do país, onde esgotos a céu aberto cortando o meio das cidades são cenários que não mais existem”, declarou Sávio.

O acordo é resultado de seis meses de negociação entre a iniciativa privada e a prefeitura de Barreiras. Todos os requisitos apresentados pela prefeitura foram atendidos pela Sertaneja e a DNP. O TAC já foi assinado pelos grupos envolvidos no loteamento e na obra de infra-estrutura, resta apenas a liberação do documento por parte do município para o início das obras. A prefeitura garantiu para a hoje, 1º, a entrega do documento assinado pelo prefeito de Barreiras.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.