Produtores Rurais têm até o dia 30 de setembro para entrega do ITR e ADA

Ana Caroline Tavares O período para declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2016 já começou para os donos de propriedade rural acima de 50 hectares. Para realizar o processo, o agricultor deve acessar o site da Receita Federal e preencher o formulário disponível no programa gerador do imposto. O último dia para enviar a declaração […]

Em 21/09 de 2016

Ana Caroline Tavares

produtores-rurais-01O período para declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2016 já começou para os donos de propriedade rural acima de 50 hectares. Para realizar o processo, o agricultor deve acessar o site da Receita Federal e preencher o formulário disponível no programa gerador do imposto. O último dia para enviar a declaração é 30 de setembro.

Assim como o ITR, o Ato Declaratório Ambiental (ADA), também tem data limite para entrega: dia 30 de setembro. O ADA é um instrumento legal que possibilita ao proprietário rural uma redução do Imposto Territorial Rural (ITR), em até 100%, sobre a área efetivamente protegida, quando declarada no Documento de Informação e Apuração – DIAT/ITR, Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal, Reserva Particular do Patrimônio Natural, Interesse Ecológico, Servidão Ambiental, áreas cobertas por Floresta Nativa e áreas Alagadas para fins de Constituição de Reservatório de Usinas Hidrelétricas. Para preencher e transmitir o formulário eletrônico, basta acessar a área de serviços do site do Ibama.

É importante lembrar que as declarações são anuais e devem ser entregues dentro do prazo, não havendo prorrogação.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.