Prefeitura de Barreiras capacita comunidades rurais para fornecer produtos da agricultura familiar à merenda escolar

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio através do Programa Vale Produtivo está realizando em parceria com o Sebrae, a capacitação das comunidades rurais localizadas no Vale e Cinturão Verde do município. A finalidade é deixar o agricultor familiar apto a fornecer e vender seus produtos pelo […]

Em 14/04 de 2018

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio através do Programa Vale Produtivo está realizando em parceria com o Sebrae, a capacitação das comunidades rurais localizadas no Vale e Cinturão Verde do município. A finalidade é deixar o agricultor familiar apto a fornecer e vender seus produtos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Nesta primeira etapa, iniciada nesta terça-feira, 10, os técnicos dos setores da agricultura, educação e licitação, participaram de palestras e simulações sobre o PAA e PNAE com o objetivo de formar gestores técnicos para o sistema de cadastro do agricultor familiar e empreendimento rural. Além de conhecerem todas as ferramentas do programa que é um canal de compras públicas, os técnicos auxiliarão os pequenos produtores a venderem sua produção para a administração pública.

Já na segunda etapa, acontecem as mobilizações nas comunidades rurais que produzem alimentos pelo sistema de agricultura familiar. Esses encontros possibilitarão o mapeamento da produção e identificarão os interessados em fornecer alimentos para as escolas, e o recebimento de sugestões para a inclusão de novos gêneros alimentícios na produção.

Segundo o secretário de agricultura, José Marques, o PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) facilitam a negociação daqueles agricultores menos tecnificados. “Os programas têm uma função social importante, pois estimulam a organização do agricultor e permitem a venda de produtos da agricultura familiar, fortalecendo a produção e enriquecendo ainda mais o cardápio da merenda escolar”, disse.

Mobilização das comunidades
Na manhã da terça-feira, 11, as primeiras comunidades a receberem a visita da equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Sebrae foram as da Ilha da Liberdade, Nova Vida, Palmeira, Mangabeira e Val do Teiú. À tarde, os produtores rurais da Tabua da Água Vermelha, Arraial da Penha e Correio também serão informados sobre organização, associativismo, regras de aquisição, repasse, tipos de negociação, transporte e documentação legal para participar do processo da chamada pública.

O que é PNAE e PAA?
O Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE é um programa do governo federal que tem como meta oferecer alimentação saudável aos milhões de estudantes das escolas públicas de todo Brasil. Tem como principal objetivo a melhoria das condições de aprendizagem, ensinar práticas alimentares saudáveis aos alunos por meio de ações de educação alimentar e de alimentos que supram as necessidades nutricionais.

O Programa de Aquisição de Alimentos-PAA tem por objetivo a aquisição de produtos da agricultura familiar, com a finalidade de atender a demanda de alimentos de populações em condição de insegurança alimentar. Os participantes, agricultores enquadrados no PRONAF devem preferencialmente estar organizados através de grupos formais (cooperativas e associações).

Fonte: Dircom Barreiras

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.