Plano Municipal de Cultura de São Desidério é apresentado e prevê ações para o setor nos próximos dez anos

Por: Adinete Batista | Foto: Rodney Martins Grupos culturais de música, teatro, escritores, além dos conselheiros de cultura, estudantes, professores, autoridades políticas e comunidade em geral participaram na última sexta-feira, 21, no Centro Cultural Celso Barbosa da apresentação do Plano Municipal de Cultura – PMC. O evento contou ainda com as apresentações de uma peça […]

Em 26/02 de 2014

Por: Adinete Batista | Foto: Rodney Martins

01Grupos culturais de música, teatro, escritores, além dos conselheiros de cultura, estudantes, professores, autoridades políticas e comunidade em geral participaram na última sexta-feira, 21, no Centro Cultural Celso Barbosa da apresentação do Plano Municipal de Cultura – PMC. O evento contou ainda com as apresentações de uma peça teatral e da Filarmônica Heliodoro Ribeiro.

O PMC teve a sua elaboração iniciada em julho de 2013, pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, conselho e consultores. “O Plano Municipal de Cultura 2013/2023 terá validade para os próximos dez anos e poderá ser revisado a cada dois anos, a partir das decisões do Conselho Municipal de Cultura. Os conselheiros acompanharam todas as etapas de elaboração, foi uma construção coletiva”, argumentou o assessor técnico da pasta, Vanderlino Barbosa.

No oeste baiano São Desidério é o segundo município a construir seu Plano Municipal de Cultura. “A cultura de São Desidério já contava com o conselho e fundo municipal de cultura, a partir de agora dispomos do plano, portanto temos o nosso CPF (conselho, plano e fundo) cultural completo, o que compõe o Sistema Municipal de Cultura”, comemorou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Nerito Carvalho.

O objetivo do Sistema Municipal de Cultura é criar instrumentos de gestão para acompanhar a avaliação das políticas públicas de cultura e estabelecer parcerias entre os setores públicos e privados nesta área. “O desenvolvimento do ser humano perpassa pela cultura que o amplia e o potencializa através da arte. São Desidério está madura para receber este plano e tenho certeza que colherão bons frutos no futuro”, afirma o consultor, Gelson Fernandes.

O secretário ressaltou ainda o caráter democrático que o Plano Municipal prevê e destacou a importância do plano para o setor no município. “A sociedade organizada estará representada nas decisões da secretaria nos próximos anos, a partir da participação fundamental do conselho, além de viabilizar a agilização dos convênios e repasses de recursos do Governo Federal e também nas parcerias com o Governo do Estado. Estamos engajados para validarmos a nossa cultura, e esperamos contar com todos os segmentos para executarmos o plano, por que cultura se faz de forma democrática”, pontuou.

Para o escritor e autor do livro ‘São Desidério de A a Z, suas estórias, minha memória”, Florentino Augusto, o plano chegou em boa hora. “Nosso município é rico em manifestações culturais, portanto este documento valida a nossa cultura, e será fonte de pesquisa para os nossos estudantes”, afirmou.

Sobre o plano – O Plano Municipal de Cultura é um instrumento de gestão e pactuação institucional e política para o desenvolvimento da cultura do município, ele norteará para elaboração e cumprimento de políticas públicas, diretrizes e critérios, o planejamento, a implementação, o acompanhamento, a avaliação, o monitoramento e a fiscalização das ações, projetos e programas na área cultural, em diálogo com a sociedade civil. Será integrado e compõe o planejamento municipal e é alinhado aos planos nacional e estadual de cultura.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.