Palestra sobre Saúde e Psicologia abre programação 2015 da Universidade Aberta da Melhor Idade (Uami) da FASB

Hebert Regis | Nádia Borges | Araticum A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) abriu na tarde da segunda-feira (24) a programação 2015 da Universidade Aberta da Melhor Idade (Uami). Cerca de 60 idosos acompanharam a palestra “Psicologia e Saúde”, ministrada pela docente e psicóloga Fabiana Grossi, que ressaltou a importância da prevenção e promoção […]

Em 27/08 de 2015

Hebert Regis | Nádia Borges | Araticum

A programação 2015 da Universidade Aberta da Melhor Idade (Uami) foi aberta na segunda, 24 | Foto: Araticum

A programação 2015 da Universidade Aberta da Melhor Idade (Uami) foi aberta na segunda, 24 | Foto: Araticum

A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) abriu na tarde da segunda-feira (24) a programação 2015 da Universidade Aberta da Melhor Idade (Uami). Cerca de 60 idosos acompanharam a palestra “Psicologia e Saúde”, ministrada pela docente e psicóloga Fabiana Grossi, que ressaltou a importância da prevenção e promoção da saúde como forma de melhorar a qualidade de vida, harmonizando a saúde física, mental e social. A palestra também focou nos cuidados e alertas para identificar sintomas ligados à depressão, bastante comum entre a terceira idade.

A aposentada Maria das Graças Silva, 71, gostou bastante da palestra por incentivar que os idosos procurem ter boa alimentação e se exercitem para melhorar a saúde. “Gosto muito de vir aqui para encontrar os amigos para me distrair. Também participo de outros projetos”. A Uami entra este ano na parceria com outro projeto de extensão da FASB, o Esperancidade, voltado para encontros duas vezes por semana para o desenvolvimento de atividades físico-motoras desenvolvidos pelos acadêmicos de Fisioterapia da instituição. Há dois anos no projeto, a aposentada Nivan Mendonça, 67, é bastante ativa e gosta das atividades e do relacionamento social. “É muito divertido vir para se exercitar e cuidar da saúde”, explica.

A programação 2015 da Universidade Aberta da Melhor Idade (Uami) foi aberta na segunda, 24 | Fotos: Araticum

A programação 2015 da Universidade Aberta da Melhor Idade (Uami) foi aberta na segunda, 24 | Fotos: Araticum

Segundo Fabiana Grossi, os projetos de extensão da FASB voltado para a terceira idade entram nessa nova perspectiva de promoção da saúde. “O fato deles saírem de casa e assistirem uma palestra, virem se exercitar, encontrar colegas e amigos, também está relacionado à promoção da saúde. Não é somente buscar as unidades de saúde para ter uma medicação para curar uma doença”, afirma. Antes da palestra da Uami, os acadêmicos de Enfermagem da FASB aferiram a pressão arterial, e os de Fisioterapia, promoveram atividades de aquecimento e coordenação motora com os idosos dentro do projeto Esperancidade. As atividades da Uami continuam na próxima segunda-feira (31) com uma palestra sobre Conservação de Alimentos.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.