Siga-nos

Sem categoria

Ong LOBO resgata mensalmente, 6 animais vítimas de abandono e maus-tratos em Barreiras

Publicado

em

Cathy Rodrigues

Dezembro é considerado o mês de conscientização sobre a guarda responsável dos pets. Justamente durante este mês, bem como janeiro, o número de animais abandonados aumenta em relação à média anual. As razões são diversas, e também injustificáveis: famílias viajam de férias e optam por rejeitar o animal; ninhadas inesperadas; animais de grande porte para espaços pequenos; alteração do nível econômico ou desemprego do tutor; mudança de endereço; perda de interesse no pet; comportamento problemático do animal; alegria de algum membro da família; nascimento de um filho; internação ou morte do tutor ou cuidador, entre outros.

E assim, segue crescendo o número de animais abandonados nas ruas. Estima-se que no Brasil existam cerca de 30 milhões de pets abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães, o que compreende a quase 4% dos cães abandonados no mundo.

ABANDONAR É CRIME – A triste realidade indica que, apesar do abandono de animais ser crime e o infrator poder sofrer penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais (lei federal 9.605/1988), como detenção de 3 meses a um ano, podendo ser ampliada caso o animal morra, não tem inibido os “abandonadores de animais”.

A ONG LOBO (Liga de Ordem para Bichos Órfãos), organização não-governamental e sem fins lucrativos, com sede em Barreiras, resgata em média 6 animais abandonados por mês. O canil LOBO tem hoje 61 cães e o gatil, 104 gatos. Devido a superlotação, a Ong estimula os lares temporários, até a adoção desses animais. Atualmente, 32 cães estão em lares temporários mantidos pela LOBO.

Criada em 2005, a LOBO resgata animais abandonados e vítimas de maus-tratos, tratam esses animais e disponibilizam para a adoção responsável. As adoções ocorrem nos abrigos e também nas feiras periódicas de adoção que acontecem geralmente no centro da cidade. As adoções são gratuitas e os animais adultos adotados já são castrados e vermifugados (não são vacinados devido ao alto custo para a Ong), já os filhotes adotados têm direito a vale-castração sem nenhum custo para o adotante.

ADOÇÕES 2018 – Este ano, 207 animais foram adotados através de ações da LOBO, deste total, 20% é de felinos. Parece um número alto, mas não é, haja vista a quantidade de animais que ainda estão nos abrigos e a quantidade de animais resgatados e abandonados na sede da Ong.

“A adoção é ação fundamental para a reinserção dos animais na sociedade e reflete verdadeiros valores de responsabilidade, comprometimento e, sobretudo, humanidade. Beneficia não somente o cão ou gato adotado, que irá para um lar receber alimento, água, proteção e carinho, mas também àqueles que ficam no abrigo da Ong LOBO, na medida em que diminui a lotação no local”, aponta a voluntária e fundadora da LOBO, Janete Lauck.

DESPESAS & RECURSOS – O custo médio mensal da Ong LOBO é de R$ 10.700,00, e nos finais de ano esse valor dobra. Entre as despesas mensais estão: funcionários, veterinário, ração, açougue, materiais cirúrgicos, medicamentos, água, energia, combustível e impostos. A LOBO tem convênio com a Prefeitura Municipal de Barreiras no valor de 7 mil reais, além de ceder o veterinário Yves Rennan para realizar atendimentos em nossos abrigos de segunda a sexta, das 8h às 12h. Os demais recursos financeiros necessários para manter a entidade funcionando vem de doações e das próprias fundadoras da Ong.

Outro apoio valiosíssimo para a atuação da Ong LOBO é o das clínicas veterinárias parceiras: São Francisco; Pet Vida; Clínica dos Bichos; Climev; Pet Heroi; Centrovet; Dr. Pet; Chuchu Dog’s e Bicho Sapeca, além dos veterinários autônomos parceiros Jamily (acupuntura/fisioterapia) e Patrícia Hess (ultrassonografia), e do laboratório Animal Lab. Vale frisar que as clínicas parceiras atendem somente os animas tutelados pela LOBO.

VOLUNTARIADO – A LOBO conta ainda com a valiosa atuação voluntária de 12 pessoas, que dispõem do seu tempo para fazer a diferença na vida de centenas de animais carentes. Você também pode ser voluntário da Ong, basta procurar a sede da entidade ou comparecer a uma das feiras periódicas de adoção e conversar com a equipe LOBO.

Mas, se a sua intenção é ajudar financeiramente a LOBO, você pode depositar qualquer quantia na conta da entidade: BANCO DO BRASIL, Agência 0231-3, Conta corrente 39056-9, Favorecido: Liga de Ordem para Bichos Órfãos, CNPJ 09.094/0001-19. Você também pode apadrinhar um animal até a adoção dele, arcar com os custos da castração de um animal tutelado pela LOBO, bem como doar ração (alimentação é um dos maiores custos da Ong), cobertores, colchonetes, vasilhas de água e comida, brinquedos, toalhas e material de limpeza. O horário de funcionamento dos abrigos é de segunda a sábado, das 9:30 às 11:30 e das 14:30 às 17h.

Saiba mais acessando o Facebook e Instagram da Ong LOBO.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *