Nutricionista recomenda cuidados com a alimentação durante o carnaval

Qualidade Ponto Com Marketing e Comunicação Professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio alerta sobre os cuidados ao consumir alimentos no circuito da festa Durante o carnaval o cuidado com a alimentação precisa ser redobrado. Os foliões que consomem comida comercializada no percurso da festa, por exemplo, devem observar detalhes da preparação, manipulação […]

Em 26/01 de 2016

Qualidade Ponto Com Marketing e Comunicação

Professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio alerta sobre os cuidados ao consumir alimentos no circuito da festa

Alimentação Adequada e Saudável é importante para curtir o carnaval com saúde | Foto: Reprodução http://hostelcaminhosdachapada.com/

Alimentação Adequada e Saudável é importante para curtir o carnaval com saúde | Foto: Reprodução http://hostelcaminhosdachapada.com/

Durante o carnaval o cuidado com a alimentação precisa ser redobrado. Os foliões que consomem comida comercializada no percurso da festa, por exemplo, devem observar detalhes da preparação, manipulação e conservação dos alimentos. O alerta é da coordenadora do curso de pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional do Centro Universitário Estácio da Bahia, Renata Oliveira.

Para quem vai comer na rua a professora dá algumas dicas: verifique as vestimentas, as unhas e se os cabelos do vendedor estão protegidos. Evite comidas que não estejam devidamente resguardadas do vento, poeira e de insetos. Veja também se há pessoas diferentes para manusear o alimento e o dinheiro. Confira se os produtos perecíveis, como salsicha, queijo, presunto, carnes e saladas, estão mantidos em local refrigerado. “A não observância da procedência do alimento aumenta o risco de toxinfecção e de outras doenças”, alerta a nutricionista.

Alimentos fritos, com recheios ou molhos, devem ser evitados, além daqueles pratos que têm grande quantidade de gordura, a exemplo de dobradinha, sarapatel, feijoada e churrasco. “Esses são mais difíceis de digerir e podem comprometer o bem-estar do folião”, explica Renata.

Alimentação Adequada e Saudável
Ela recomenda a escolha de alimentos naturais, além da ingestão de bastante água, sucos, vitaminas de frutas e água de coco. Nesse período em que os foliões gastam muita energia, a má alimentação pode causar desnutrição e desidratação. “Podem aparecer sintomas como fraqueza, dificuldade de concentração, sonolência, queda de pressão e da temperatura e até desmaios”, afirma.

Quem vai curtir a festa durante o dia deve ter cuidado redobrado com a hidratação. “Porque essas pessoas vão ficar expostas ao sol por um longo período”, complementa a nutricionista. Não é recomendável ficar mais de três horas sem se alimentar e hidratar. Segundo a nutricionista, alimentos que contêm carboidratos, como aipim, batata doce, massas, banana da terra e os sucos e vitaminas de frutas são ótimos para repor as energias com mais facilidade.

Consumo de isotônicos – “O uso em excesso de energéticos pode provocar insônia e aumento da frequência cardíaca, além do efeito diurético, que desencadeia câimbras, por permitir a perda excessiva de cálcio e magnésio pela urina”, adverte. Isso ocorre devido à grande quantidade de cafeína existente no produto levando o corpo ao estado de alerta.

O uso de isotônicos é recomendado para ajudar na hidratação do corpo, mas com algumas restrições. “Eles contribuem para a reposição mais rápida do sódio, líquidos, minerais e carboidratos. O consumo de 250 a 500 ml é suficiente. Mas diabéticos, hipertensos, portadores de doenças do coração e dos rins não devem consumi-los”, afirma Renata.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.