Luiz Razia estreia no Rally dos Sertões correndo com Suzuki Jimny

Mariana Viegas | Eversports Piloto baiano de Barreiras, que iniciou sua carreira em competições na terra, participa da mais importante prova off-road do país com objetivo de trabalhar no desenvolvimento do novo modelo da montadora japonesa Fórmulas, carros de GT e turismo, e agora rally: esse será o novo desafio para Luiz Razia. O piloto […]

Em 01/08 de 2015

Mariana Viegas | Eversports

Piloto baiano de Barreiras, que iniciou sua carreira em competições na terra, participa da mais importante prova off-road do país com objetivo de trabalhar no desenvolvimento do novo modelo da montadora japonesa

Principal competição nacional off-road segue roteiro inédito em direção ao Sul | Foto: Victor Eleutério

Principal competição nacional off-road segue roteiro inédito em direção ao Sul | Foto: Victor Eleutério

Fórmulas, carros de GT e turismo, e agora rally: esse será o novo desafio para Luiz Razia. O piloto baiano fará sua estreia no Rally do Sertões, a principal competição off-road nacional e a segunda maior do mundo, na 23ª edição da prova, que começa neste sábado (1º de agosto) em Goiânia e segue um roteiro inédito em direção ao Sul do país, com chegada no dia 8 em Foz do Iguaçu (PR).

Razia é definitivamente um piloto plural e acumula passagens vitoriosas por todas as categorias onde competiu – kart, F3 Sul-Americana, Formula 3000, GP2, piloto testes da Fórmula 1 e Indy Lights. Nesta temporada, o piloto de 25 anos também participou da Corrida de Duplas da Stock Car e de uma prova do Campeonato Brasileiro de Marcas, onde subiu ao pódio. Acelerar na terra, porém, não é algo novo para o baiano, que iniciou sua carreira no AutoCross e já participou de algumas provas de rali em circuitos fechados.

Dessa forma, o formato Cross Country do Rally dos Sertões, na qual pilotos e navegadores recebem apenas uma planilha com orientações sobre o que encontrarão pela frente, será a principal novidade. A prova tem início no Autódromo Internacional de Goiânia, onde acontece o prólogo e a largada promocional. Depois, carros, motos, quadriciclos e UTVs passarão por Rio Verde, Itumbiara e São Simão (GO), Três Lagos (MS), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR), até a chegada em Foz do Iguaçu, totalizando 2.917 quilômetros, sendo 1.487 de trechos cronometrados, em uma grande aventura.

Essa será a segunda participação do Suzuki Jimny no Sertões | Foto: Marcelo Machado

Essa será a segunda participação do Suzuki Jimny no Sertões | Foto: Marcelo Machado

A máquina conduzida por Razia será o Suzuki Jimny, que neste ano faz sua segunda participação no Sertões. O principal objetivo da montadora japonesa é usar a prova como laboratório de testes, visando o desenvolvimento de uma nova versão do modelo, o SUV compacto da marca, para uso esportivo off-road. O navegador do carro #343 será o catarinense Luis Felipe Eckel, que já disputou a prova cinco vezes. O outro carro da equipe terá Marcelo Mendes como piloto e Breno Rezende como navegador.

Luiz Razia tem o apoio de Átimo Solutions, Quality Manager e NT70. A equipe Suzuki Jimny tem o patrocínio da Mobil e Pirelli.

Luiz Razia relembra seu passado em Barreiras quando participava do Autocross e se diz animado, “Estou muito animado para participar do Sertões. Comecei minha carreira em competições na terra, então disputar uma das principais provas off-road do mundo será muito legal. É a primeira vez que faço um rally cross-country, então será uma grande novidade, você tem de confiar muito nas instruções do navegador, e ele também confiar na sua pilotagem. O objetivo da Suzuki é seguir desenvolvendo o Jimny, para que seja um carro preparado para o uso esportivo off-road e fácil de guiar, então será interessante usar da minha experiência em diferentes carros e situações para cumprir toda a prova e trabalhar nesse sentido, e também aproveitar bastante cada trecho da viagem, que será uma grande aventura”.

Luiz Razia estreia no Rally dos Sertões correndo com Suzuki Jimny e terá Luis Felipe Eckel como navegador na prova | Fotos: Divulgação e Murilo Mattos

Luiz Razia estreia no Rally dos Sertões correndo com Suzuki Jimny e terá Luis Felipe Eckel como navegador na prova | Fotos: Divulgação e Murilo Mattos

Programação do Rally Sertões 2015:

02/08 – Etapa 1 – Goiânia (GO) – Rio Verde (GO)
Deslocamento inicial: 50 km
Trecho cronometrado: 205 km
Deslocamento final: 101 km
Total do dia: 357 km

03/08 – Etapa 2 – Rio Verde (GO) – Itumbiara (GO)
Deslocamento inicial: 20 km
Trecho cronometrado: 156 km
Deslocamento final: 150 km
Total: 326 km

04/08 – Etapa 3 – Itumbiara (GO) – São Simão (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Trecho cronometrado: 294 km
Deslocamento final: 65 km
Total do dia: 503 km

05/08 – Etapa 4 – São Simão (GO) – Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 154 km
Trecho cronometrado: 232 km
Deslocamento final: 40 km
Total do dia: 427 km

06/08 – Etapa 5 (Maratona) – Três Lagoas (MS) – Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142 km
Trecho cronometrado: 290 km
Deslocamento final: 154 km
Total do dia: 587 km

07/08 – Etapa 6 – Euclides da Cunha Paulista (SP) – Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 27 km
Trecho cronometrado: 199 km
Deslocamento final: 90 km
Total do dia: 316 km

08/08 – Etapa 7 – Umuarama (PR) – Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 199 km
Trecho cronometrado: 111 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 340 km

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.