Lugar de samba também é dentro da escola

Roda de Samba Pedagógico encerra ano letivo do Colégio Padre Vieira Com o objetivo de estudar o mundo musical negro e sua cultura, a fim de suscitar nos alunos o entendimento do gênero musical Samba, não apenas como entretenimento musical, mas também como ferramenta de formação de identidade sociocultural. A direção do Colégio Padre Vieira, […]

Em 06/12 de 2018

Roda de Samba Pedagógico encerra ano letivo do Colégio Padre Vieira

Com o objetivo de estudar o mundo musical negro e sua cultura, a fim de suscitar nos alunos o entendimento do gênero musical Samba, não apenas como entretenimento musical, mas também como ferramenta de formação de identidade sociocultural. A direção do Colégio Padre Vieira, através da coordenadora Márcia Rasia, promoveu nessa quinta-feira (06), um final de ano letivo diferente na quadra esportiva da escola. As histórias do samba e dos sambistas foram previamente trabalhadas em sala de aula e o evento protagonizou-se como a culminância destas atividades escolares.

Além de levar muita música e alegria à quadra da escola, o evento promoveu o diálogo entre os alunos, pesquisadores de samba, docentes da escola e músicos da cidade, que retrataram o samba juntamente com outros símbolos, como uma marca da brasilidade. E a importância que tem o samba para o contexto brasileiro que, entre outras coisas neste país continental de rica e variada cultura musical, é o ritmo reconhecido como música de caráter nacional.

O grupo de convidados que enriqueceu os debates com seus saberes e aguçou a curiosidade e a musicalidade dos alunos com as histórias dos intérpretes e compositores, e a contextualizações das letras, contou com a colaboração do Grupo Choro e Poesia, Mário Sérgio, presidente do ISFAC, e do cantor Jean da Banda Kidueto.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.