Jovens e adolescentes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura visitam Viveiro Municipal de Mudas

Osmar Ribeiro* Na última quarta-feira, 17, os adolescentes e jovens assistidos pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras – CJCC, visitaram o viveiro de mudas nativas mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR. Durante o passeio, os jovens e adolescentes presenciaram a dinâmica do viveiro e sua funcionalidade, as […]

Em 24/01 de 2018

Osmar Ribeiro*

Na última quarta-feira, 17, os adolescentes e jovens assistidos pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras – CJCC, visitaram o viveiro de mudas nativas mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR.

Durante o passeio, os jovens e adolescentes presenciaram a dinâmica do viveiro e sua funcionalidade, as plantas que são cultivadas no ambiente, principalmente, algumas nativas que são consideradas medicinais e que servirão de pesquisa para fins educacionais. Além de todo processo do plantio, sementes, floração, agentes polinizadores, botânica e cuidados a serem tomados no cultivo das espécies.

“O CJCC é um espaço que promove uma ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos, e agora já iniciamos os cursos de férias com os conteúdos como: videogames, poesia e plantas medicinais, que fomentou essa visita ao viveiro”, disse Laísa Macêdo Brandão, diretora do Centro, reforçando que o objetivo da visita foi alcançado, uma vez que o viveiro foi a ponte entre a teoria e o conteúdo que os alunos estavam estudando em sala de aula.

O viveiro é um local amplo e aberto à visitação pública, com exposição das espécies produzidas no local, a exemplo do ipê (roxo, amarelo e branco); oiti, usado na arborização urbana por produzir sombra; buriti e ingá, que são plantados geralmente nas margens do rios para sua recuperação e conservação.

Produção e doação de espécies
Parte da produção do Viveiro Municipal é destinada a atender ao programa de arborização urbana de Barreiras, com o plantio de mudas nas praças, canteiros e vias públicas. Outra parcela está sendo produzida para atender às solicitações de instituições públicas como escolas, postos de saúde, órgão de segurança e população, que pode requerer as mudas para plantio em frente às residências. As doações são realizadas no viveiro, e o pedido deve ser preenchido na SEMATUR que fica localizada no Parque de Exposição Geraldo Rocha.

* Com fotos e informações da Dircom Barreiras

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.