Jornada Pedagógica 2014 de São Desidério atrai centenas de profissionais da educação

Texto e foto: Adinete Batista Avaliar as ações do ano letivo de 2013, fortalecer e fomentar o processo ensino/aprendizagem no município de São Desidério, é a intenção da Secretaria Municipal de Educação, ao realizar nos dias 26, 27 e 28 deste mês a Jornada Pedagógica 2014, com a temática ‘O papel do educador na aprendizagem […]

Em 01/03 de 2014

Texto e foto: Adinete Batista

01Avaliar as ações do ano letivo de 2013, fortalecer e fomentar o processo ensino/aprendizagem no município de São Desidério, é a intenção da Secretaria Municipal de Educação, ao realizar nos dias 26, 27 e 28 deste mês a Jornada Pedagógica 2014, com a temática ‘O papel do educador na aprendizagem significativa’. A abertura do evento aconteceu na quarta-feira, 26, no Centro Cultural Celso Barbosa, onde participaram secretários de governo, vereadores, o pároco municipal e cerca de 400 educadores, entre, professores, gestores escolares, coordenadores e supervisores pedagógicos da rede municipal.

Para iniciar a maratona de estudos, inicialmente foi ministrada uma palestra motivacional “O prazer e o trabalho do educador”, pelo renomado escritor João Pedro Roriz, que utilizou o humor, a dramaticidade, poesia e dinâmica para entreter e agregar valores e conhecimentos para serem aplicados em sala de aula. “A minha intenção é que esta palestra sirva de exemplo para o professor aplicar na sala de aula atitudes como, o humor, dinamismo e dedicação, a palestra permite a reflexão do público, que tem que inovar e renovar para cumprir a sua meta com amor, por que ser professor não é profissão, é vocação, espero que todos coloquem em prática”, argumentou João Pedro Roriz.

Oficinas e estudos temáticos ministrados pela equipe do Instituto Brasil Corporate – IBRASC, também fizeram parte da programação da jornada. A professora, Maria José de Oliveira disse que a jornada oportuniza ao docente um momento de qualificação e reflexão sobre a postura em sala de aula. “Nós professores, temos uma missão, formar cidadãos e quando escolhemos, temos que exercer com amor e não levar os nossos problemas para os alunos, temos a obrigação de passar conhecimentos e tudo se torna fácil e prazeroso quando feito com amor, responsabilidade, empenho, planejamento e o humor para termos uma relação saudável com aluno, esta jornada nos passa muitos conhecimentos, e estímulos para renovarmos e melhoramos cada vez mais a qualidade do ensino municipal”, salientou.

Segundo a secretária de Educação, Alaídes França graças ao empenho e trabalho incessante  dos gestores, professores, coordenadores, supervisores e técnicos da  secretaria da educação, no ano letivo de 2013, o índice de aprovação foi de 88, 4% e de reprovação 11,6%. “Temos avançado bastante, e estamos trabalhando para avançarmos ainda muito mais, pois a política pública da educação é investir significativamente em capacitações contínuas, e nas jornadas pedagógicas que são um momento em que fazemos nosso planejamento coletivo, trazemos discussões e juntos delineamos e redirecionamos nossa proposta pedagógica para atender aos anseios e necessidades do alunado”, elencou.

Investimentos na educação – Recentemente o governo municipal entregou à classe estudantil um caminhão baú refrigerado para distribuição da alimentação escolar e por meio da parceria com o programa federal Caminho da Escola, foi viabilizado um micro-ônibus adaptado para transporte escolar com segurança e conforto.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.