Igreja Católica de Barreiras se prepara para a Semana Santa

Ascom Diocese de Barreiras Neste domingo (14) tem início a Semana Santa, ou como é conhecida pela igreja de “Semana Maior”, que é o ápice da vida dos Cristãos católicos. As 24 paróquias da Diocese de Barreiras se preparam para a Páscoa nessa semana, quando se recorda a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. […]

Em 12/04 de 2019

Ascom Diocese de Barreiras

Neste domingo (14) tem início a Semana Santa, ou como é conhecida pela igreja de “Semana Maior”, que é o ápice da vida dos Cristãos católicos. As 24 paróquias da Diocese de Barreiras se preparam para a Páscoa nessa semana, quando se recorda a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A semana Santa inicia com o Domingo de Ramos, fazendo memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde Ele é aclamado por todo o povo. Dentro da Semana Santa, a igreja celebra o tríduo Pascal. Na quinta-feira santa, a igreja celebra a última ceia do Senhor e o rito do lava pés, lembrando da instituição da Eucaristia. Na sexta-feira santa, ou sexta-feira da paixão como também é conhecida, a igreja caminha com Cristo até o calvário, e relembra o seu sofrimento, a sua paixão e a sua morte na cruz. No sábado santo, ou sábado de aleluia, a igreja celebra a vigília pascal, o tempo de silêncio e espera pela ressurreição gloriosa do Senhor. Essa celebração é marcada pela luz, pelas leituras e pelos cânticos jubilosos. E, por último, no domingo de pascoa, se celebra a vitória de Cristo sobre a morte e sobre o pecado, a sua ressurreição gloriosa.

Este ano a Missa dos Santos Óleos acontecerá na Catedral São João Batista em Barreiras, no sábado, dia 13 de abril, às 9h da manhã. Esta é a 39ª Missa dos Santos Óleos que se celebra em Barreiras e será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes.

Confira abaixo a agenda das celebrações presididas pelo Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Josafá Menezes da Silva.

Domingo de Ramos, 14/04
8h – Catedral São João Batista, Centro de Barreiras
10h – Igreja São Bento / Memorial Dom Ricardo – Vila Dulce

Quinta-feira Santa, 18/04
9h – Missa do “Lava pés” – Conjunto penal de Barreiras
19h – Missa do Lava pés – Catedral São João Batista, Barreiras

Sexta-feira Santa, 19/04
5h – Via Sacra ao Parque Santo Cristo – Serra do Mimo
19h – Procissão do Senhor morto – Catedral São João Batista Barreiras

Sábado/ Vigília Pascal, 20/04
19h – Senhora Sant’Ana – Angical

Domingo de Pascoa, 21/04
8h – Catedral São João Batista – Barreiras
19:30h – Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Barreiras

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.