Idec lança Guia de Alimentação Saudável nas Escolas

Vivian Fiorio Livro foi desenvolvido para auxiliar gestores e oferecer conteúdo às prefeituras e secretarias para promover uma alimentação mais saudável nas escolas O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lança esta semana o Guia de Alimentação Saudável nas Escolas para estimular os municípios brasileiros a promover a saúde e o bem-estar a partir […]

Em 23/05 de 2018

Vivian Fiorio

Livro foi desenvolvido para auxiliar gestores e oferecer conteúdo às prefeituras e secretarias para promover uma alimentação mais saudável nas escolas

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lança esta semana o Guia de Alimentação Saudável nas Escolas para estimular os municípios brasileiros a promover a saúde e o bem-estar a partir de ações que se iniciam nas instituições de ensino e refletem em toda a sociedade.

O guia é o primeiro livro da Coleção Escolas Saudáveis, que terá mais volumes para discutir o tema. A edição impressa está sendo distribuída para os prefeitos de diversas cidades do país durante a XXI Marcha a Brasília em defesa dos municípios, em Brasília, que acontece de 21 a 24 de maio. Além disso, qualquer pessoa tem acesso à versão online da publicação, disponível para download.

A ideia, com isso, é que toda a sociedade tenha acesso ao conteúdo e possa exigir mudanças em sua cidade.

“O Guia foi feito para gestores públicos e equipes técnicas das áreas de Saúde e Educação, pois entendemos que todos são necessários para que mudanças significativas sejam incorporadas e impactem, de fato, as gerações futuras”, diz Renato Barreto, especialista em políticas públicas do Idec.

O primeiro livro da coleção apresenta experiências de projetos que estão sendo aplicados em escolas municipais e estaduais do país, como por exemplo medidas que restringem a compra e a distribuição de alimentos não saudáveis nas escolas (como refrigerantes, salgadinhos, néctares de frutas e biscoitos recheados).

O Idec também reuniu informações sobre regulamentação das cantinas e publicidade de alimentos, além de meios de capacitação de cantineiros e atividades educativas para realizar com as equipes. Esse aparato visa orientar e auxiliar os gestores a aplicar medidas que tornem a alimentação mais saudável nas escolas.

O segundo livro da coleção, “Alimentos Orgânicos nas Escolas – Guia para Gestores”, que será lançado dentro dos próximos meses, compartilha experiências realizadas em diversas escolas do Brasil que passaram a utilizar produtos orgânicos e promoveram mudanças na economia local e na saúde da população. A ideia é oferecer essas experiências como referência para gestores mostrando que é possível mudar.

Sobre o Programa de Alimentação Saudável do Idec:

O programa de Alimentação Adequada e Saudável do Idec tem como objetivo estimular os consumidores a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, prevenindo a obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis e melhorando a qualidade de vida dos brasileiros.

O Idec tem papel fundamental no fortalecimento das regulamentações do Estado sobre o setor alimentício, participando ativamente nas discussões da rotulagem dos alimentos transgênicos, na garantia das informações adequadas nos rótulos e no cumprimento da proibição da publicidade infantil.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.