Homenagens a Iemanjá: veja como foi em Barreiras

Alvorada anuncia que é dia de festa nas águas do Rio Grande Centenas de pessoas renderam homenagens a Iemanjá, divindade considerada Mãe dos Orixás e intitulada como Rainha do Mar, neste sábado (02) em Barreiras. As saudações e entrega de oferendas à deusa das águas começaram logo cedo, às 5h da manhã, com a alvorada […]

Em 03/02 de 2019

Mães de Santo em momento de rendição à Iemanjá | Foto: Silvano Santos/Falabarreiras

Alvorada anuncia que é dia de festa nas águas do Rio Grande

Centenas de pessoas renderam homenagens a Iemanjá, divindade considerada Mãe dos Orixás e intitulada como Rainha do Mar, neste sábado (02) em Barreiras. As saudações e entrega de oferendas à deusa das águas começaram logo cedo, às 5h da manhã, com a alvorada na casa do Ilê Axé Bara Bologum Oba Aomim, em Barreirinhas, onde Filhos e Filhas de Santo fizeram rituais do candomblé para pedir a proteção para o orixá das águas e em seguida rumaram em carreata em direção ao Cais de Barreiras.

Como reza a tradição, a cerimônia de preparação e recebimento dos presentes estendeu-se até o final da tarde, onde as comemorações continuaram com a concentração na orla do Cais, às 15h, seguida do cortejo fluvial que trouxe Oxalá, Oxum e Iemanjá. O encontro aconteceu na rampa em frente ao Mercado Cultural Caparrosa, com cortejo terrestre pelas principais ruas do Centro Histórico.

A vice-prefeita de Barreiras, Karlúcia Macêdo, foi levar sua oferta a Iemanjá | Foto: Silvano Santos/Falabarreiras

Já no final da tarde, os batuques dos principais terreiros de Umbanda ressoaram e devotos se enlearam às margens do rio onde entregaram suas oferendas. Flores, perfumes, sabonetes e artigos de beleza, presentes mais comuns ofertados a orixá, conhecida pela sua vaidade. Depois de acomodados, os cestos repletos de agrados para a rainha do mar seguiram pelo curso do rio Grande.

Fiéis se aglomeraram à beira do Rio Grande para homenagear a rainha das águas | Fotos: Silvano Santos/Falabarreiras

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.