Hipertensão e Diabetes são foco de orientação promovida no bairro Vila Rica, em Barreiras

Hebert Regis | Nádia Borges | Araticum Cerca de 45 moradores do bairro Vila Rica, em Barreiras, participaram na última quinta-feira (7) de uma atividade ligada à promoção da saúde e prevenção de doenças como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Acadêmicos do 9° ano de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveram orientações […]

Em 11/04 de 2016

Hebert Regis | Nádia Borges | Araticum

Foto: Araticum

Foto: Araticum

Cerca de 45 moradores do bairro Vila Rica, em Barreiras, participaram na última quinta-feira (7) de uma atividade ligada à promoção da saúde e prevenção de doenças como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Acadêmicos do 9° ano de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveram orientações coletivas depois de aferição da pressão arterial e a glicemia capilar. Os acadêmicos também ministraram uma palestra que mostrou a importância da prevenção e controle destas patologias para melhorar a qualidade de vida da população.

O foco na hipertensão e diabetes partiu de um diagnóstico produzido na visita às famílias do bairro, que demonstrou a alta incidência destas patologias entre os moradores. Na oportunidade, foi realizada a entrega de material educativo sobre alimentação saudável. Também com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde foi oferecido aos participantes um café da manhã saudável. A ação contou com a participação da nutricionista Nereide Serafim.

Foto: Araticum

Foto: Araticum

A professora orientadora da ação, a professora Carine Jamile Feitosa da Silva, explica que a ação integra a atividade do estágio curricular em saúde pública desenvolvida pelos acadêmicos de Enfermagem no Programa de Saúde da Família (PSF) Antônio Lucio Peixoto, do bairro Vila Rica, em Barreiras. “A ação proporcionou levar aos acadêmicos a prática vivenciada por um profissional de PSF e focou na prevenção de complicações por meio de mudanças de hábitos de vida, principalmente a partir de uma alimentação saudável”, afirma.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.