Grupo Mizote apresenta empreendimento para Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Correntina

Hebert Regis | Nádia Borges | Araticum O novo empreendimento do Grupo Mizote, a Fazenda Barra Velha, foi apresentado na última segunda-feira, 8, no Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Correntina, no oeste da Bahia. Cerca de 15 representantes do poder público, instituições de classe e associações dos povoados do município presenciaram a apresentação do empreendimento […]

Em 11/09 de 2014

Hebert Regis | Nádia Borges | Araticum

01O novo empreendimento do Grupo Mizote, a Fazenda Barra Velha, foi apresentado na última segunda-feira, 8, no Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Correntina, no oeste da Bahia. Cerca de 15 representantes do poder público, instituições de classe e associações dos povoados do município presenciaram a apresentação do empreendimento e puderam esclarecer as dúvidas juntamente com a equipe técnica. A Fazenda Barra Velha, localizada em Correntina, visa desenvolver atividade agropecuária usando modernas técnicas de produção de forma conservacionista e sustentável, a exemplo do Plantio Direto.

O secretário de agricultura do município, Oldaci Rosa de Araújo, elogiou o fato do Grupo Mizote apresentar a Fazenda Barra Velha ao Conselho. “É muito importante a iniciativa privada e os agricultores buscaram sempre o diálogo com a sociedade. Foi uma excelente oportunidade de conhecer melhor o projeto de maneira técnica para embasar uma opinião acerca do empreendimento”, afirma.

Com área total de 38,5 mil hectares, o projeto vai conservar 36% dessa área, dentre Reserva Legal, preservação da vegetação às margens dos rios, e a implantação de corredores ecológicos. Um total de 24,5 mil hectares será destinado de maneira gradual para a produção de culturas de sequeiro como soja, algodão e milho. Rogério Lustosa, coordenador de planejamento do Grupo Mizote, que apresentou o projeto aos conselheiros, acredita que a proposta é um modelo de respeito à legislação ambiental.

“Após negociações envolvendo órgãos ambientais, consultoria ambiental e a própria comunidade, o empreendedor destinou uma área de cerrado nativo maior, além do que exige a legislação”.

Segundo o projeto, a Fazenda Barra Velha deve gerar 285 empregos diretos, dentre mão de obra fixa e temporária, além de formar parcerias com consultorias, entidade de classe e educacionais de Correntina. Segundo o conselheiro Bruno Araújo, técnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA), o empreendimento pode gerar receita e renda além de trabalhos diretos para o município, e de forma sustentável, tentando minimizar os impactos ao meio ambiente. “É importante que a população possa ouvir o outro lado e entender o projeto antes de se posicionar”, acredita.

Grupo Mizote – Empresa familiar brasileira, com atividades iniciadas em 1984, o Grupo Mizote cultiva atualmente soja, algodão e milho em quatro unidades de produção nos municípios de São Desidério e Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia. O Grupo é precursor, defensor e fomentador do Sistema de Plantio Direto (SPD) na região. A partir da safra 2010/11 recebeu Certificação do Programa Socioambiental da Produção Algodão (Psoal), e desde o final de 2012 com a implantação do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), passou a receber este selo. O presidente do Grupo, o agricultor Paulo Mizote, é tutor do Programa Jovem Aprendiz Rural, incentivando outros produtores da região a apoiarem a capacitação de jovens para o mercado de trabalho no campo. É parceiro na construção da Escola Modelo do Jovem Aprendiz (AIBA, CETEP, CODEVASF e MTE).

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.