Siga-nos

Sem categoria

Governo do Estado distribui sementes de milho e feijão para safra de inverno

Publicado

em

Lívia Lemos | Imprensa Seagri

Imagem reprodução internet

Imagem reprodução internet

O governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura/Superintendência de Agricultura Familiar/Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola ((Seagri/Suaf/EBDA), está distribuindo, sementes de milho e feijão para agricultores familiares da Bahia, na safra inverno 2014. A distribuição já está acontecendo nos Territórios de Identidade Litoral Norte/Agreste Baiano; Litoral Sul; Portal do Sertão; Recôncavo e Extremo Sul, onde a chuva chega primeiro. Na próxima semana será iniciada a distribuição de sementes no Território do Baixo Sul, prosseguindo a ação até o mês de junho. No total, serão distribuídas 1,5 milhão de toneladas de sementes, quase que em sua totalidade produzidas pelas cooperativas de agricultores familiares.

De acordo com o diretor de Agregação de Valor e Acesso a Mercados da Suaf/Seagri, Jeandro Laytynher, a greve dos servidores da EBDA não está afetando nem impedirá a distribuição de sementes, ação do governo do Estado de grande importância para a agricultura familiar. Para tanto, os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável estão mobilizados, e a distribuição de sementes conta com a participação da sociedade civil organizada, através de sindicatos, associações e cooperativas de produtores e igrejas de diversos credos.

A distribuição de sementes faz parte do programa Semeando, que consiste em um conjunto de ações articuladas que visam aumentar a produção e a produtividade das propriedades rurais, com consequente ampliação da renda e da segurança alimentar e nutricional das famílias. O objetivo imediato é disponibilizar insumos produtivos à agricultura familiar (sementes) nas safras de inverno até que este ciclo se torne autossustentável.

Conforme Jeandro Laytynher, o programa Semeando pretende, a  longo prazo, gerar autonomia local de sementes e mudas de qualidade. “Capacitamos produtores para produzir sementes próprias, formar estoque estratégico e constituir bancos de sementes comunitários, e para isso, a EBDA fornece campos experimentais. Distribuímos sementes e mudas de boa qualidade genética para que eles utilizem nas suas lavouras e quintais produtivos”, contou, acrescentado que a qualidade das sementes eleva a produtividade em níveis que variam de 20 a 60%.

A Bahia possui 665 agricultores familiares, muitos dos quais, através de suas cooperativas, recebem recursos para produzir as sementes nos campos experimentais da EBDA para atender ao programa. Na safra de verão de 2012/2013 a demanda por sementes foi completamente suprida com essa produção.

Nesta safra, 154.816 agricultores familiares estão aptos a receber as sementes, pois atenderam aos critérios exigidos para participar do Semeaando. A safra de inverno atende a 19 territórios de identidade e pretende gerar uma receita total de R$ 98.175.000,00, com a distribuição de 1.548.160 kg de sementes em 77 mil hectares cultivados.

Critérios Participam da distribuição de sementes todos os agricultores familiares que aderiram e foram beneficiados pelo Programa Garantia Safra, na safra anterior a execução desta ação, 100% dos povos tradicionais (quilombolas e indígenas), público dos assentamentos dinâmicos e agricultores beneficiados pela ação da agroenergia familiar.

Nos municípios que não estão zoneados ou não aderiram ao Programa Garantia Safra, podem participar 15% do total de agricultores familiares e estes devem passar pela avaliação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *