FAEB propõe negociação de tarifa especial de energia elétrica para irrigação à COELBA

A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) emitiu ofício ao presidente da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA), Fernando Arronte Villegas, na segunda-feira (31/07), solicitando a ampliação do horário reservado à irrigação para finais de semana e feriados nacionais. Atualmente o período diário que os irrigantes têm desconto na tarifa de […]

Em 08/08 de 2017

A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) emitiu ofício ao presidente da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA), Fernando Arronte Villegas, na segunda-feira (31/07), solicitando a ampliação do horário reservado à irrigação para finais de semana e feriados nacionais. Atualmente o período diário que os irrigantes têm desconto na tarifa de energia é o tempo de oito horas e 30 minutos, no período noturno. De acordo com a Lei nº 10.438/2002, que normatiza os descontos especiais para a irrigação, esse horário poderá ser estendido, caso acordado entre as partes.

Imagem meramente ilustrativa| Foto: Reprodução http://mi.gov.br/image/image_gallery

O pedido leva em consideração a diminuição da demanda de energia que ocorre durante esses dias, portanto o setor de irrigação pode utilizar essa “sobra” de maneira mais eficiente. Além disso, o custo do quilowatt/hora teve grande elevação, nos últimos anos, o que vem inviabilizando a produção agrícola em áreas irrigadas.

De acordo com o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB, João Martins da Silva Junior, “a flexibilização das tarifas, em determinados períodos, para a utilização da irrigação, possibilitará ganhos ao setor, com geração de renda e empregos em toda a cadeia produtiva”.

Fonte: Sistema FAEB

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.