Embasa atende mais um povoado com água tratada no oeste da Bahia

Ascom Embasa (UNB) A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) passou a atender mais um povoado do oeste da Bahia com água canalizada e tratada. Cerca de 15 famílias do povoado da Barrinha, no município de Riachão das Neves, estão recebendo água na torneira de casa graças a uma extensão de rede distribuidora de […]

Em 25/09 de 2014

Ascom Embasa (UNB)

Moradora Elisângela Soares dos Santos, povoado Barrinha

Moradora Elisângela Soares dos Santos, povoado Barrinha

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) passou a atender mais um povoado do oeste da Bahia com água canalizada e tratada. Cerca de 15 famílias do povoado da Barrinha, no município de Riachão das Neves, estão recebendo água na torneira de casa graças a uma extensão de rede distribuidora de 1.400 metros.

É o caso da dona de casa Elisângela Soares dos Santos, 34, que nasceu no povoado, onde mora com os três filhos. “A gente percebia que a água não tinha tratamento e faltava muito. Hoje estou muito satisfeita por ter água boa na torneira todo o dia”, afirma ela, que reclamou do gosto salgado da água que bebia.

De maio a agosto deste ano, a Embasa abasteceu o povoado em fase de teste e, só em setembro, começou a cobrar pelo serviço. Para orientar os novos usuários sobre a importância do uso racional da água, como controlar o consumo e o valor da conta e dicas, a área social reuniu cerca de 30 moradores beneficiados pela extensão de rede.

O morador Otacílio Brasileiro de Souza, 60, gostou da reunião e das informações repassadas sobre o sistema de abastecimento. “Gostei de saber mais sobre como a água é tratada e as dicas para a conta não ficar acima da tarifa mínina”, lembra. Para a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, a ação é importante para que todos possam se conscientizar de que a conta é um reflexo do consumo.

Na oportunidade, a área social informou sobre a tarifa social, que oferece desconto de 50% na conta para quem tem Bolsa Família ativo, bem como sobre a importância da aquisição de um reservatório. Esse é o primeiro povoado do município de Riachão das Neves a ser beneficiado com água canalizada e tratada. Na sede municipal, a Embasa atende cerca de 2,4 mil famílias.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.