EBDA vai premiar os melhores produtores de mel e pólen da Bahia

Josalto Alves | Assimp/EBDA A terceira edição do Concurso de Mel e Pólen, promovido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), será realizado no dia 6 de dezembro, durante a Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), que acontece, entre os dias 29 de novembro e 7 de […]

Em 28/11 de 2014

Josalto Alves | Assimp/EBDA

01A terceira edição do Concurso de Mel e Pólen, promovido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), será realizado no dia 6 de dezembro, durante a Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), que acontece, entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. O objetivo é estimular apicultores e meliponicultores de toda Bahia a produzirem mel e pólen de qualidade. A ficha de inscrição e o regulamento do concurso estão disponíveis no site da empresa www.ebda.ba.gov.br.

Os interessados devem efetuar a inscrição no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, no estande da EBDA na Fenagro. No ato da inscrição, o participante deve apresentar a ficha preenchida e amostra do produto. O concurso vai premiar o mel em três categorias: mel de abelha sem ferrão (meliponineas), mel de abelha com ferrão (africanizada) e de pólen desidratado, da espécie Apis Mellífera.

Os concorrentes na categoria mel de abelha Apis deverão apresentar no mínimo 250 gramas de mel em temperatura ambiente. Para abelhas sem ferrão é exigido 150 gramas de mel refrigerado, enquanto que para o pólen Apis Mellífera é necessário 100 gramas.

Os produtos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por uma equipe técnica do Laboratório de Abelhas da EBDA (LABE/APA), seguindo os critérios: embalagens, parâmetros, sabor, odor, cor e fatores químicos como umidade, acidez e Ph.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.