Disciplina ensinará que “Deus quer a nossa felicidade”

Sandra Cristina – correspondente na Espanha Os alunos espanhóis terão que escolher entre estudar nas escolas Valores Sociais e Cívicos ou Aula de Religião Católica. O Ministério da Educação aprovou na terça-feira, 24, o curriculum de Religião para alunos de 1º e 2º graus, cujos conteúdos serão elaborados pela Conferência Episcopal Espanhola em virtude dos […]

Em 26/02 de 2015

Sandra Cristina – correspondente na Espanha

01Os alunos espanhóis terão que escolher entre estudar nas escolas Valores Sociais e Cívicos ou Aula de Religião Católica. O Ministério da Educação aprovou na terça-feira, 24, o curriculum de Religião para alunos de 1º e 2º graus, cujos conteúdos serão elaborados pela Conferência Episcopal Espanhola em virtude dos acordos com a Santa Sede de 1979 e cujos resultados contarão como nota média para o aluno obter uma bolsa de estudos.

Dois de cada 3 alunos cursam Religião, segundo estimativas da Conferência Episcopal. São mais de 3,5 milhões de estudantes que estudarão conteúdos como “Deus, Pai da humanidade, quer nossa felicidade”. Para conseguir uma boa nota, o aluno terá que superar e demostrar sua capacidade para alcançar por si mesmo a felicidade.

O currículo da assinatura inclui associar “as características da família e da igreja com as de sua família” ou reflexionar sobre Deus eleger Maria para que seu filho se faça homem.

De acordo com um docente, “se usa como catequese uma forma ilegítima” e frente a isso, os estudantes que optarem por valores sociais terão que “compreender e valorizar a igualdade de direitos dos homens e mulheres, a co-responsabilidade nas tarefas domésticas e o cuidado da família”, entre outros conteúdos.

A Associação de pais de alunos da rede pública recomenda não matricular seus filhos nas classes de Religião porque “os dogmas não deveriam estar nas aulas de um país cujos católicos não se confessam”, esclareceu o presidente da Associação, Jesus Salido.

Nas aulas de religião serão estudados assuntos relacionados com: o sentido religioso do homem; a revelação: Deus intervém na história; Jesus Cristo, história de salvação e permanência de Jesus na história: A igreja; associar as características entre família e igreja e saber agradecer a Deus por suas dádivas e cuidados em nossas vidas, enquanto que nas aulas de valores sociais os assuntos serão relacionados entre: identidade e dignidade da pessoa, compreensão, respeito nas relações interpessoais e convivência social. Ainda serão abordados assuntos referentes à igualdade de direitos, a comunidade escolar em função do sexo e os cuidados para com a família.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.