Siga-nos

Sem categoria

Dia da Mulher: Está com a saúde em dia? Saiba os exames ginecológicos que as mulheres precisam fazer

Publicado

em

Ana Paula Rubio

No Dia Internacional da Mulher, conheça os exames que não podem faltar no seu check-up

Embora muitas vezes não sejam realizados com a frequência necessária, os exames de rotina são essenciais para identificar qualquer anormalidade e iniciar o tratamento de uma doença o mais rápido possível. No topo da lista das mulheres, estão os ginecológicos, que devem ser realizados desde a infância, quando começam a aparecer os primeiros sinais da puberdade, até a idade avançada.

A partir do momento que a menina ou mulher passa a ter uma vida sexual ativa, a rotina ginecológica deve ser anual. Segundo Carolina Vicente Banzoli, médica ginecologista da rede de centros médicos dr.consulta, o ginecologista é o clínico da mulher e, na maioria das vezes, quem diagnostica doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol alto), entre outras.

Durante a conversa na consulta, é comum o médico fazer um histórico da vida da mulher, perguntando sobre diversas doenças e/ou cirurgias realizadas. Após a investigação do histórico e dos hábitos de saúde da paciente, o médico faz um exame físico no próprio consultório que compreende:

– exame clínico da mama: inspeção e palpação;

– exame clínico do abdome: inspeção e palpação;

– inspeção dos órgãos genitais externos: avaliação da vulva para verificar sem há alguma lesão;

– exame especular: avaliação da vagina e do colo de útero;

– toque vaginal: exame para sentir o tamanho do útero e ovários e verificar se há alguma anormalidade.

Após esta etapa, o ginecologista vai solicitar uma série de exames, que podem identificar possíveis doenças nas mulheres:

Dia-da-Mulher-Esta-com-a-saude-em-dia-Saiba-os-exames-ginecologicos-que-as-mulheres-precisam-fazer-02

Clique aqui para mais informações.