Curso Técnico em Agropecuária inicia segundo módulo

Virgília Vieira | Ascom Abapa O Curso Técnico em Agropecuária, iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), através do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, iniciou na primeira semana de abril, o segundo módulo do Curso Técnico em Agropecuária, com disciplinas […]

Em 08/04 de 2016

Virgília Vieira | Ascom Abapa

Aula prática de Fruticultura, na Fazenda Agronol | Foto: Virgília Vieira/Ascom Abapa

Aula prática de Fruticultura, na Fazenda Agronol | Foto: Virgília Vieira/Ascom Abapa

O Curso Técnico em Agropecuária, iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), através do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, iniciou na primeira semana de abril, o segundo módulo do Curso Técnico em Agropecuária, com disciplinas de Fruticultura e Floricultura, Defesa Sanitária Animal, Defesa Sanitária Vegetal, Silvicultura II, Desenho e Construções e Alimentos e Alimentação Animal.

No dia 02 de abril, os alunos tiveram uma aula prática na Fazenda Agronol, em que foi ministrada a disciplina de Fruticultura e Floricultura, lecionada pela professora da Universidade Federal de Viçosa, Ana Cristina Simões, que ressaltou sobre as potencialidades da região oeste e a importância das aulas práticas.

O curso funciona na modalidade à distância, sendo dividido em aulas práticas, teóricas e estágios supervisionados. No primeiro módulo os alunos estudaram as disciplinas de EAD, Informática básica I, Solos, Introdução à Zootecnia, Silvicultura I e Sustentabilidade Ambiental. A turma atualmente conta com 42 alunos, entre eles, comunidade e profissionais do campo.

O curso – Voltado para a formação de profissionais que atuam nas atividades agrícolas e zootécnicas, o Curso Técnico em Agropecuária, é gratuito e tem duração de dois anos, sendo dividido em quatro módulos semestrais.

Entre outros conceitos, o curso oferece noções elementares de biologia e agricultura, estudos dos solos, técnicas de administração de agronegócios e criação de animais. Também fazem parte da grade economia rural; organização e gerenciamento rural; silvicultura; caprinocultura e apicultura; fitossanidade animal e vegetal; técnicas e métodos de plantio; bovinocultura de leite e de corte; legislação rural; noções genéricas sobre construções de residências rurais e zootécnicas; uso do GPS; topografia; máquinas e implementos utilizados na agricultura e zootecnia; alimentação de animais, bovinos, equídeos, suínos e aves; cuidados sanitários; produção de queijos e outros derivados do leite; produção de defumados; processamento da carne e engenharia rural.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.