Corpo de Bombeiros da Bahia completa um ano de emancipação

Há exatamente um ano, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) adquiriu autonomia administrativa, orçamentária e financeira. Os 365 dias seguintes foram marcados pelo lema ’10 anos em 1′ e por conquistas que tornam o dia 25 de agosto motivo de orgulho para os oficiais e praças da corporação. Reformas, novo fardamento, subgrupamento no […]

Em 25/08 de 2016

Há exatamente um ano, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) adquiriu autonomia administrativa, orçamentária e financeira. Os 365 dias seguintes foram marcados pelo lema ’10 anos em 1′ e por conquistas que tornam o dia 25 de agosto motivo de orgulho para os oficiais e praças da corporação.

Corpo de Bombeiro está completando um ano de emancipação | Fotos:  Mateus Pereira/Camila Souza

Corpo de Bombeiro está completando um ano de emancipação | Fotos: Mateus Pereira/Camila Souza

Reformas, novo fardamento, subgrupamento no interior, ampliação do efetivo, centro de treinamento, academia e uma série de mudanças melhoraram o atendimento à população baiana, tanto no combate a incêndios, quanto no atendimento de ocorrências em rodovias e no trabalho de prevenção de acidentes.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles Barbosa, o dia 25 de agosto é motivo de comemoração. “Não podemos nos queixar de quando éramos integrados à Polícia Militar, que hoje é referência para nós, como unidade ‘mãe’. Mas, com a independência, nós tivemos como nos concentrar para crescer de forma mais vigorosa e melhorar ainda mais o serviço prestado à comunidade”.

O coronel acrescenta que a emancipação serve de incentivo para a tropa. “Isso nos traz muita alegria. Mais motivado, quem está na ponta do serviço trabalha ainda melhor. Hoje comemoramos e aproveitamos para agradecer também aos nossos soldados pelo empenho e pela dedicação no trabalho diário”.

Legislação e investimentos
Para o coronel Telles, outra conquista neste um ano de corporação emancipada foi a regulamentação da Lei de Segurança e Pânico, que concedeu o poder administrativo de polícia aos bombeiros e a possibilidade de ampliar o nível de proteção de instalações físicas.

A lei aumentou a responsabilidade e reforçou o caráter preventivo do Corpo de Bombeiros, que tem vistoriado edificações e prevenido incêndios em todo o estado. Para fortalecer esse serviço, a corporação recebeu um investimento de R$ 7,4 milhões na compra de mais de sete mil itens, como 50 veículos, 141 computadores e cerca de 6,5 mil materiais utilizados no combate a incêndios.

Corpo de Bombeiro está completando um ano de emancipação | Fotos:  Elói Corrêa/Manu Dias

Corpo de Bombeiro está completando um ano de emancipação | Fotos: Elói Corrêa/Manu Dias

Expansão no interior
O trabalho da corporação não se restringe à capital e região metropolitana. Em junho deste ano, um subgrupamento do Corpo de Bombeiros foi inaugurado na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, com efetivo, viaturas e veículo especializado no salvamento e combate a incêndio.

Os militares da unidade também estão aptos e prontos para realizar operações de busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar em caso de acidente. O subgrupamento possui ainda uma Sessão de Atividades Técnicas, voltada à prevenção e à conscientização da comunidade local quanto aos riscos de acidentes.

Também no interior, durante o período de incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros não atuou como em anos anteriores. Com a emancipação, o comando-geral foi instalado na região da Chapada Diamantina e o combate foi mais intenso.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.